Há exatamente um ano, o fenômeno barbiecore foi tema aqui da coluna. Naquela época, o filme live-action da icônica boneca estava em produção e as primeiras imagens divulgadas do set foram suficientes para desencadear uma verdadeira febre.
Alguns meses antes, em março de 2022, a Maison Valentino apresentou uma coleção predominantemente rosa, introduzindo, inclusive, uma tonalidade feita em parceria com o instituto Pantone batizada de PP Pink, garantindo que a estética entrasse em evidência.
Depois de tanta espera, o longa finalmente chegará às telas na próxima semana e promete impulsionar ainda mais a tendência. A seguir, você confere tudo que precisa saber sobre barbiecore.
A primeira Barbie "nasceu" em 1959 e, desde então, sua figura tem influenciado a cultura pop e impactado a vida de milhões de crianças. Porém, apesar da presença constante, nem sempre seu impacto foi positivo, afinal, ela ajudou a disseminar e perpetuar um ideal de beleza inalcançável, reforçando padrões negativos em busca de uma perfeição inatingível.
No entanto, a concepção da boneca surgiu do desejo da criadora Ruth Handler de inspirar meninas a sonharem, apresentando um brinquedo que representava uma variedade de profissões em um período no qual o papel da mulher na sociedade era extremamente restrito.
E é exatamente esse espírito que merece ser resgatado e atualizado em 2023 em várias esferas e, especialmente, na moda: colorida, hiper feminina e irreverente, a estética abraça o exagero sem se levar a sério, servindo como antídoto ou alternativa ao visual minimalista em paleta neutra que dominou durante a pandemia, trazendo leveza e emoção às composições.
Ao falar sobre o tema, impossível não começar pela cor emblemática: o rosa, presente em inúmeras versões. Margot Robbie, atriz que dá vida à Barbie no cinema, vem dando um show de inspiração durante a turnê de divulgação do filme, mostrando as várias facetas da cor e toda sua versatilidade.
Do mood esportivo com direito à moletom, calça jogger e tamanco tipo Y2K:
Ao literal, usando pink da cabeça aos pés:
Mesmo que o caricato seja encorajado, um look todinho rosa não precisa cair no lúdico. Basta escolher com cuidado a modelagem e o estilo de cada peça, como ilustrado perfeitamente no exemplo abaixo.
A calça social de corte amplo e a regata canelada com decote assimétrico são modernas. A bolsa roxa traz contraste e o sapato com broche é a cereja do bolo.
Se o rosa não faz a sua cabeça, outras opções vibrantes funcionam igualmente bem, como roxo ou cores neon, que remetem à década de 1980 e têm tudo a ver com o lado extravagante da personagem.
Além da cartela, se tem uma coisa que invoca a energia "barbie girl" é misturar tecidos, principalmente aqueles de toques aconchegantes.
O tricô de pelúcia faz companhia à calça de alfaiataria e fica mais "adulto" graças à escolha de bolsa de couro entrelaçado e à sandália delicada.
A Barbie adora conjuntinhos. Os clássicos de tweed ou bouclé são imbatíveis para aderir à estética, particularmente em tons pastéis:
Entre suas padronagens favoritas está o vichy, o xadrez mais romântico que existe. Finalize com acessórios para um resultado cheio de charme:
Ousadia é sempre bem-vinda. Uma das melhores formas de se aventurar é se jogando no mix de estampas. Aqui, o motivo floral é o eleito:
Quem prefere um visual discreto ou tem um trabalho mais formal também pode se deixar contagiar pelo clima barbiecore por meio dos detalhes. Que tal apostar em um escarpim rosa chiclete como ponto de luz da produção toda preta?
Mini é palavra-chave no vocabulário Barbie, do comprimento das saias ao tamanho das bolsas. Na dúvida, adicione um pouco de brilho. Uma das marcas registradas da boneca é o glamour e um acessório com efeito glitter é certeiro para injetar espírito Barbie ao look:
Não tenha medo do exagero. Aposte em peças dramáticas e temáticas que fazem sentido para você, como o brinco máxi de estrela do mar, feito sob medida para uma Barbie sereia:
Ou então uma bolsa de shape inusitado e divertido, como o modelo de coração:
Entre as inúmeras collabs em todo tipo de segmento, de escova de dente à Airbnb, passando, claro, por decoração e beleza, na moda o espectro amplo inclui gigantes da fast fashion como Forever 21, Gap, Crocs e até lojas de departamento como Bloomingdale's: