Os colares longos, em particular os com pingentes, tornaram-se populares na década de 1970 e reviveram anos de glória no início do milênio, durante o polêmico período Y2K (abreviação em inglês da sigla Years 2000, ou anos 2000).
Associado com a estética boho, o retorno da moda boemia folk em 2024 posiciona o acessório mais uma vez no centro das atenções no segmento de joalheria. Apesar do apelo nonchalant, marca registrada do espírito livre setentista, eles funcionam para os mais variados estilos, dependendo apenas de como são incorporados aos looks.
De correntes ou de corda, inspirados no oceano ou em formas geométricas, opções não faltam para agradar os minimalistas e fashionistas. A seguir, saiba mais sobre o retorno dos colares longos.
Um adendo, antes que alguém diga: "Ah, mas eu nunca deixei de usar!". Claro, e isso é ótimo, afinal, nosso estilo é (ou deveria ser) uma representação visual da nossa personalidade e lifestyle. Portanto, quando falamos que algo é tendência, não quer dizer que ninguém já o usasse, mas que o item não estava em alta no mainstream.
Modelos de corda:
Os modelos de corda são hit da atualidade e deixam a tendência ainda mais moderna, emprestando um caráter casual e prático ao colar longo. Daquele tipo que vai bem da cidade à beira da praia.
Couro e dourado:
A combinação de corda de couro com dourado tem um toque de glamour e complementa produções em tons terrosos, deixando-as mais elegantes sem abdicar do ar despojado.
Sereia:
Motivos que remetem ao fundo do mar são queridinhos sempre que as temperaturas sobem, mas têm um lugar ainda mais especial no verão 2024. Prepare-se para ver pingentes em formato de conchas, estrelas do mar e outros elementos vindos direto do oceano.
Corrente:
Os modelos metalizados com correntes são ideais para elevar uma composição simples. O mero ato de jogar um exemplar por cima da camiseta já deixa a peça básica instantaneamente mais interessante.
Com a inicial:
Pingentes com a inicial do nome, outra febre do início dos anos 2000, vêm reconquistando espaço e super combinam com colares longos.
Dois em um:
Os pingentes marcantes estão em alta, e uma ótima ideia é adicionar mais de um na mesma corrente para garantir um visual impactante. Vale se divertir e mesclar estilos, como uma pedra colorida com algo escultural.
Em camadas:
Não existem regras nem limites para a maneira de usar, exceto pelo seu gosto pessoal. Para os que gostam de um estilo maximalista, vale sobrepor colares e adicionar um cinto corrente para complementar a composição.
Mistura fina:
O mix de materiais e comprimentos diferentes é bem-vindo e deixa o look mais personalizado, animando qualquer peça clássica, como uma camisa oversized.
Sofisticado:
Eleja acessórios que conversem entre si, no mesmo tom de metal e estilo, para uma produção harmônica e refinada.
Romance e delicadeza:
Sim, eles carregam naturalmente um toque boêmio, mas há formas mais clássicas de usar. O segredo está na escolha do acessório e, claro, do look. Eleger uma corrente mais fina com pingente delicado em tom de rosa deixa o resultado suave e feminino, principalmente quando acompanhados de peças leves, como cetim ou seda.
Contrastes:
O modelo mais pesado, do tipo amuleto, contrasta com a leveza da blusa de babados e complementa bem a estrutura do blazer de alfaiataria, em uma interpretação mais madura da estética boho.
O lado místico:
Cristais e seus poderes não ficam de fora e servem como belos pingentes, trazendo sorte e personalidade à composição.
Colorido:
Que tal injetar cores através da combinação de colares de contas com o modelo longo adornado por cristal? Se bater receio na hora de escolher os tons, opte por uma cartela similar, como tons pastel. A combinação é a cara do verão.