Corselets, detalhes de laço, renda, tons pastel, babados e pérolas são elementos fundamentais quando se fala na estética coquette, uma das maiores tendências de 2023. O termo francês significa literalmente “mulher galante ou sedutora”, mas aqui denota feminilidade, delicadeza e um visual nostalgicamente romântico.
Uma combinação de diferentes fatores, como o sucesso de séries como Bridgerton com seus looks opulentes da Londres do período da Regência, a ascensão do balletcore e, até mesmo, a expectativa em torno do lançamento do filme live action da Barbie culminaram na popularidade do visual ultra feminino também conhecido como “soft girl”.
Levemente lúdico com toques vintage, o estilo mega charmoso pode ser alternativa para incrementar suas produções nos próximos meses. A seguir, confira tudo sobre a estética coquette.
Apesar da frequente — e válida — reclamação a respeito da profusão de estéticas apresentadas pela moda a cada temporada, vale lembrar que, por não focarem em itens específicos e mais em moods, você tem a possibilidade de experimentar o clima, sem necessariamente de comprar nada, apenas reinventando itens já disponíveis no armário, mudando a maneira de combiná-los.
Rosa total
O Barbiecore já virou febre e o filme ainda nem estreou, portanto as composições monocromáticas na cor favorita da personagem continuarão com força e representam muito bem a estética coquette.
Corselet
Típico dos filmes de época e com apelo boudoir (sala onde as mulheres se produziam antigamente), nos últimos tempos, a peça retornou aos holofotes em contexto diferente. A forma mais contemporânea de combiná-lo é com calças mais amplas do tipo wide leg ou baggy. O mix do material delicado com jeans ajuda a deixar o visual coquette mais cool.
Babados
Evidentemente que você pode e deve deixar a produção com a sua cara, a ideia é incorporar elementos coquette, sem jamais abrir mão do seu estilo pessoal. A camisa com detalhe de babados em rosa é a cara da tendência, mas usada com saia mídi e scarpin se torna uma interpretação elevada e cheia de sofisticação.
Lingerie
Seja através do shape camisola ou na mistura de cetim e renda, peças inspiradas no universo da lingerie, predominantemente em tons de algodão doce, são inspirações indispensáveis.
Estampa floral
Itens com motivos florais, em particular de fundo claro, são tiro e queda para trazer um pouco do clima coquette. O corte do top também impacta o resultado, o decote quadrado e as mangas remetem ao século XIX e os looks das personagens de Bridgerton.
Acessórios de pérolas
Uma forma mais fácil e certeira de introduzir o estilo coquette na composição, é usar um acessório de pérolas, como o clássico colar. Valendo também como artifício para embelezar bolsas ou sapatos.
Laços
Detalhes têm papel fundamental e os laços são sempre bem-vindos quando o assunto é feminilidade.
Flores aplicadas
São as favoritas do momento e se encaixam perfeitamente na vibe coquette. Em formato de broche, são as mais versáteis, já que permitem o uso em uma infinidade de opções. Para enfeitar a bolsa, a choker ou, ainda, o decote de um vestido ou top.
Nos pés
Sapatos do tipo Mary Jane, que já foram tema da coluna, lembram modelos de boneca e são sinônimo de coquette. Ao lado das polarizantes sapatilhas, também representantes de honra da estética. Válido lembrar que o truque de adicionar meia curtinha com mocassim ou sandália de salto também é alternativa para aderir ao mood coquette: Bem bonequinha de luxo…