O dia 20 de julho finalmente chegou, marcando a estreia de dois filmes que prometem lotar os cinemas: Barbie, superprodução de Greta Gerwig, sobre a boneca mais famosa do mundo, e Oppenheimer, 12º longa de Christopher Nolan, sobre uma das figuras mais controversas da humanidade, o físico estadunidense J. Robert Oppenheimer, considerado o pai da bomba atômica. Nas redes sociais, o evento cinematográfico ganhou o apelido de Barbenheimer.
Esta não é a primeira vez que dois grandes filmes estreiam no mesmo dia, mas chama atenção a viralização de Barbenheimer — cuja tag acumula mais de 125 milhões de visualizações no TikTok, 11 mil publicações no Instagram e incontáveis curtidas, comentários e posts no Twitter. Ao menos dois fatores explicam o fenômeno.
Primeiro, porque os filmes contrastam em tom e estética. Enquanto Barbie promete muita diversão, nostalgia e escapismo, com seus figurinos coloridos e seu roteiro bem-humorado, Oppenheimer é um drama sombrio sobre um tema denso.
Nas redes, é comum vermos memes que brincam com as diferenças entre os públicos-alvo dos filmes. Segundo uma pesquisa da Meltwater, empresa de monitoramento de mídia online, as pessoas que comentam Barbie nas redes sociais são na maioria mulheres, enquanto Oppenheimer é mais falado por homens. Entre o público mais velho, a preferência é pelo longa de Christopher Nolan.
Outra explicação para o fenômeno Barbenheimer é que muita gente acredita que os dois filmes não estão estreando no mesmo dia por acaso, e sim por uma suposta treta envolvendo os estúdios por trás das produções. Oppenheimer é o primeiro lançamento de Nolan pela Universal Pictures desde que ele deixou a Warner — que é justamente o selo de Barbie.
As equipes dos dois filmes, porém, parecem estar se beneficiando de Barbenheimer. Greta Gerwig e Margot Robbie publicaram recentemente fotos com ingressos para assistir Oppenheimer, enquanto Cillian Murphy, astro do filme de Nolan, declarou em uma entrevista que está "ansioso para ver Barbie".
Isso porque Barbenheimer promete levar o público de volta para o cinema. Segundo o New York Times, tudo indica que os filmes vão faturar a maior bilheteria de fim de semana desde o começo da pandemia. As expectativas são de que Barbie fature mais de US$ 100 milhões em seus primeiros três dias em cartaz nos Estados Unidos, enquanto Oppenheimer deve arrecadar aproximadamente US$ 50 milhões.
— Eles são basicamente os inimigos perfeitos nas bilheterias neste fim de semana — disse Dave Karger, apresentador do canal Turner Classic Movies, Times. — Sim, eles são tecnicamente concorrentes, mas estão buscando públicos diferentes, e o hype de Barbenheimer parece estar apenas ajudando os dois filmes.
*Produção: Mariana Barcellos