Depois da saturada era dos heróis, quem sabe tenha chegado a era dos videogames. Em breve, duas produções relacionadas aos jogos irão estrear: contando a história do famoso quebra-cabeça eletrônico, o filme Tetris chega à plataforma Apple TV+ no próximo dia 31 de março, enquanto a animação Super Mario Bros: O Filme chega aos cinemas no dia 5 de abril. Nos próximos anos, esses lançamentos tendem a ser rotineiros, como é agora com cada produto da Marvel ou DC.
Décadas se passaram com os games recebendo adaptações duvidosas em filme e séries. A indústria audiovisual segue tentando transformar as histórias dos jogos em um produto palatável, mas falhando muitas e muitas vezes. As animações até conseguem agradar, casos de Castlevania (2017-2021) e Street Fighter II Victory (1995), mas acabam se concentrando em um público nichado.
Já os live-actions são mais complicados. Há casos de adaptações não mais do que decentes (Terror em Silent Hill, de 2006) ou que se tornaram cultuadas por valor afetivo (Mortal Kombat, de 1995, e sua memorável trilha sonora), mas nada que transgredisse. Pelo contrário, os games costumam virar produtos risíveis nas telas — como é o caso de Street Fighter: A Última Batalha (1994), Mortal Kombat: A Aniquilação (1997) e Super Mario Bros (1993) — ou bastante estafantes, vide Warcraft: O Primeiro Encontro de Dois Mundos (2016) e Assassin's Creed (2017).
Porém, o jogo parece estar virando. Após o divertido Detetive Pikachu (2019) e as duas simpáticas sequências de Sonic: O Filme, as adaptações de games podem ter começado a encontrar um rumo. Esses longas são adaptações soltas de suas respectivas franquias e tomam muitas liberdades criativas.
Já The Last of Us, da HBO, está sendo elogiada por trazer muitos elementos da narrativa do game, mas, ao mesmo tempo, injetar uma nova vida na trama principal. Ainda em exibição, a série tem sido um sucesso de público e crítica, despontando como a melhor transposição já feita de um game. Uma segunda temporada da atração já está confirmada.
Quem sabe agora com a régua alta estabelecida por TLOU não surjam mais adaptações de qualidade vinda dos games? O que não falta são filmes e séries em produção. A seguir, GZH separou algumas atrações que estão previstas para serem transpostas dos jogos.
Games adaptados em filme e série
Tetris
Antes de tudo, uma ressalva: não é a adaptação da história de um game aqui (talvez seja difícil para um roteirista tirar uma narrativa coesa de pecinhas se encaixando), mas sim, sobre a batalha de licenciamento de Tetris para o ocidente, nos anos 1980. Taron Egerton (Rocketman) vive o empresário Henk Rogers, que tenta furar o bloqueio dos soviéticos durante a Guerra Fria.
Estreia: 31 de março, no Apple TV+
Super Mario Bros: O Filme
Depois do malfadado (e, curiosamente, cyberpunk) filme live-action de 1993, o mascote da Nintendo volta aos cinemas em animação. Na versão original do longa, o encanador italiano será dublado por Chris Pratt. Aliás, entre as vozes haverá Anya Taylor-Joy como a Princesa Peach, Charlie Day como Luigi, Seth Rogen como Donkey Kong, Jack Black como Bowser e Keegan-Michael Key como Toad. Super Mario Bros. tem produção da Illumination, estúdio responsável por Meu Malvado Favorito e Minions, então a esperança é alta para que seja ao menos divertido.
Onde assistir: 5 de abril, nos cinemas
Gran Turismo
Franquia popular dos consoles Playstation, Gran Turismo é um jogo de corrida de automóveis. Essa é a história. O título ganhará uma trama do zero em sua transposição, mas inspirada em fatos reais — a história de um jovem jogador do game que vira piloto. No elenco, Archie Madekwe (Midsommar) interpretando Jann Mardenborough, que terá como mentor Jack Salter (David Harbour, o querido Jim Hooper de Stranger Things). Orlando Bloom (Senhor dos Anéis e Piratas do Caribe) também marcará presença. A direção ficou a cargo de Neil Blomkamp (Distrito 9). Resta torcer para que não seja uma bomba esquecível como Need for Speed — O Filme (2014), adaptação de outro jogo de corrida concorrente.
Estreia: 11 de agosto, nos cinemas
God of War
Série live-action será baseada na franquia de sucesso dos consoles Playstation, adaptando o game da série lançada em 2018. Se seguir a linha dos jogos, a expectativa é de bastante ação protagonizada pelo guerreiro Kratos. O showrunner será Rafe Judkins (Uncharted: Fora do Mapa) e terá Mark Fergus e Hawk Ostby (ambos de Homem de Ferro e The Expanse) como roteiristas e produtores-executivos.
Estreia: no Amazon Prime Video, sem data
Duke Nukem
Combinando violência e humor (às vezes, controverso), Duke Nukem foi uma franquia de plataforma e tiro que fez sucesso nos anos 1990. Agora, a Legendary Entertainment, produtora por trás de Duna e da nova série de filmes do Godzilla, adaptará o game para um filme. Na produção, estarão os nomes de Cobra Kai: Josh Heald, Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg.
Estreia: sem data
Metal Gear Solid
Franquia de games de ação furtiva criada por Hideo Kojima, que conta com dezenas de títulos desde 1987. Com direção de Jordan Vogt-Roberts (Kong: A Ilha da Caveira), o filme terá Oscar Isaac (Ex-Machina e Moon Knight) vivendo o protagonista Solid Snake. Segundo Vogt-Roberts, seu plano é criar um novo tipo de ação que também se baseia na quietude da furtividade, assim como ocorre no jogo.
Estreia: sem data
BioShock
Franquia de tiro em primeira pessoa, BioShock é uma série conhecida por entregar enredos interessantes. Em seu primeiro jogo, por exemplo, satirizou a bíblia do objetivismo, A Revolta de Atlas, de Ayn Rand. A adaptação em filme terá direção de Francis Lawrence (Eu Sou a Lenda e Jogos Vorazes), enquanto o roteiro terá assinatura de Michael Green (Logan e Blade Runner 2049).
Estreia: Netflix, sem data
Mega Man
O robozinho azul que, como diria a música de abertura da série animada exibida pelo SBT, é "a ferro e fogo". Depois de render em animações, Mega Man deve ganhar um filme live-action. A direção e o roteiro ficarão com a dupla Henry Joost e Ariel Schulman (Atividade Paranormal 3, Catfish e Nerve: Um Jogo Sem Regras).
Estreia: Netflix, sem data
Streets of Rage
Sucesso no começo dos anos 1990, o clássico de luta do Mega Drive vai virar filme live-action. Derek Kolstad, conhecido pela franquia John Wick, será produtor e roteirista.
Estreia: sem data
Outros títulos previstos
- Sonic 3: O Filme (dezembro de 2024)
- Twisted Metal (série para a plataforma Peacock, da NBC)
- Gears of War (filme live-action e série de animação para a Netflix)
- Fallout (série para o Amazon Prime Video)
- Borderlands (filme live-action, com direito a Cate Blanchett no elenco)
- Alan Wake (série da AMC)
- Horizon Zero Dawn (série da Netflix)
- Return to Silent Hill (filme)
- Days Gone (filme)
- Ghost of Tsushima (filme)