A Disney divulgou o primeiro trailer do novo live-action de Peter Pan, e a atriz que interpretará Sininho, Yara Shahidi, passou a ser alvo de ataques de comentários racistas nas redes sociais. Entre as alegações, os autores das mensagens argumentam que a personagem deveria ser branca e loira, como é o caso da fadinha na animação.
A escolha de Yara Shahidi, uma jovem negra, faz parte de uma ação da Disney que vem ocorrendo para incluir mais diversidade aos elencos de suas produções. Recentemente, outros atores negros também foram escalados em filmes do estúdio, como foi o caso de Halle Bailey, que interpretará Ariel, em A Pequena Sereia.
"Essa não é Tinkerbell de verdade, o filme vai ser um fracasso", escreveu um internauta nos comentários do trailer no Youtube. "Em 2030, todos os personagens da Disney vão ser negros? Mesmo quando não deviam?", questionou outro. "Tinkerbell parece que vai dizer 'Wakanda pra sempre'", escreveu um usuário, referindo-se ao filme Pantera Negra, que conta com elenco majoritariamente negro.
Entre outras reivindicações apresentadas nos comentários, alguns fãs dos filmes do estúdio pediram que a diversidade fosse vista também em novas narrativas e não apenas em remakes. Além disso, alguns usuários da plataforma se mostraram insatisfeitos com a grande quantidade de filmes derivados de histórias anteriores, e pediram que a Disney invista em novas tramas.
"É como se eles não achassem que pessoas negras merecessem suas próprias histórias" escreveu um usuário no Twitter.