O jornalista e crítico de cinema Roger Lerina apresenta a partir desta quinta-feira (15) no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440) o projeto Meu Filme Favorito, no qual personalidades da área cultural assistem e conversam com o público sobre longas-metragens que marcaram suas vidas. Os 10 nomes selecionados para as sessões mensais agendadas até dezembro são os cineastas Carlos Gerbase e Jorge Furtado, os escritores Fabrício Carpinejar, Michel Laub e Martha Medeiros, a filósofa Marcia Tiburi, os músicos Vitor Ramil e Nei Lisboa, a psicanalista Diana Corso e a jornalista Tânia Carvalho.
Carpinejar abre a programação, com sessão às 19h desta quinta e ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada). O escritor e poeta vai rever e debater A Infância de Ivan (1962), primeiro longa do diretor russo Andrei Tarkovsky. Ganhador do Leão de Ouro no Festival de Veneza, entre outros prêmios, o filme conta a história de um menino de 12 anos órfão que trabalha como espião no front soviético durante a II Guerra. A trama não linear intercala os momentos do garoto em família antes do conflito com a traumática realidade da guerra.
Com duas décadas de atuação no jornalismo cultural, Lerina, ex-colunista de Zero Hora, assina a curadoria do projeto, criado por ele a convite do Instituto Ling. E destaca que a seleção dos convidados procurou garantir a diversidade de títulos e temas para as sessões no espaço intimista — são apenas 89 lugares:
— Busquei a diversidade de personalidades culturais que reverberasse não apenas na heterogeneidade dos títulos escolhidos, mas também nas reflexões que dividirão com o público e comigo nos debates, quando falarão sobre a importância daquele filme em sua formação e sua obra, em particular, e do cinema na linguagem artística na qual se expressam, de um modo geral.
Lerina explica como foi formatada a lista de filmes de diferentes gêneros e épocas, da ficção científica à comédia romântica, de grandes clássicos a produções mais recentes:
— As escolhas dos convidados foram debatidas comigo. Alguns filmes originalmente selecionados excediam em muito as duas horas de projeção, o que prejudicaria o tempo para o debate posterior, outros não existiam em Blu-ray ou DVD. Imagino que seja difícil para a maioria das pessoas destacar apenas um título na categoria "meu filme favorito". Por isso, partimos inicialmente de um grupo de três a cinco filmes selecionados por cada convidado até chegarmos de comum acordo ao que será exibido.
Meu Filme Favorito — Programação
15/5 — Fabrício Carpinejar (A Infância de Ivan, 1962, de Andrei Tarkovsky)
19/4 — Tânia Carvalho (As Pontes de Madison, 1995, de Clint Eastwood)
3/5/— Carlos Gerbase (O Sétimo Selo, 1957, de Ingmar Bergman)
21/6 — Martha Medeiros (Nunca te Vi, Sempre te Amei, 1987, de David Hugh Jones)
5/7 — Michel Laub (Os Bons Companheiros, 1990, de Martin Scorsese)
2/8 — Vitor Ramil (8 1/2, 1963, de Federico Fellini)
6/9 — Marcia Tiburi (Alien, o Oitavo Passageiro, 1979, de Ridley Scott)
4/10 — Jorge Furtado (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, 1977, de Woody Allen)
8/11 — Diana Corso (500 Dias com Ela, 2009, de Marc Webb)
6/12 — Nei Lisboa (O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, 2006, de Cao Hamburger)