Ao longo de seus 70 anos, o Margs apresentou exposições contemplando artistas locais, nacionais e internacionais — de Pedro Weingärtner, o nome mais importante das artes plásticas no Rio Grande do Sul no fim do século 19, até Candido Portinari, entre os maiores pintores brasileiro de todos os tempos.
Especialistas ouvidos pela reportagem listaram algumas exposições mais representativas. A lista não pretende ser exaustiva nem configura um ranking das melhores.
10 de junho de 1957
Mostra de Inauguração do MARGS: Retrospectiva de Pedro Weingärtner (1853-1929)
A exposição do artista considerado o principal nome da arte do RS no final do século 19 marca o início das atividades do Margs, então instalado no foyer do Theatro São Pedro. São exibidas 58 obras de Weingärtner.
21 de junho de 1958
Exposição Portinari
Um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos ainda estava vivo quando o Margs, então sediado no Theatro São Pedro, abrigou sua exposição. Foram exibidas 34 obras de Cândido Portinari, entre elas Retirantes, a tela mais famosa do artista.
Novembro de 1964
Exposição Di Cavalcanti: Desenhos e Guaches
Foram exibidos 50 desenhos e guaches produzidos entre 1922 e 1936 por Di Cavalcanti, também um dos maiores nomes das artes plásticas brasileiras.
Dezembro de 1976
Exposição Manifesto
Oito artistas gaúchos lançam um manifesto contra a interferência do dinheiro na produção artística. Há obras de Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Clovis Dariano, Jesus Escobar, Mara Alvares, Romanita Disconzi, Telmo Lanes e Vera Chaves Barcellos.
4 de setembro de 1984
Exposição Iberê Camargo: 70 Anos
Retrospectiva de Iberê Camargo no ano em que o artista completava 70 anos. Foram exibidas 72 obras de Iberê.
17 de agosto de 1999
Xico Stockinger 80 Anos
Mostra retrospectiva de Xico Stockinger em três espaços de Porto Alegre: Margs, Usina do Gasômetro e Centro Municipal de Cultura. No Margs, foram apresentadas obras em ferro, madeira, bronze e terracota.
13 de junho de 2002
Gonzaga — Seminal
Exposição em homenagem ao escultor gaúcho Luiz Gonzaga Mello Gomes, com 50 obras em resina, bronze policromado, técnicas mistas e ferro.
19 de dezembro de 2011
O Museu Sensível: Uma Visão da Produção de Artistas Mulheres na Coleção do Margs
Mostra que abarcou toda a produção das mulheres artistas que integram o acervo do museu. Trabalhos de cerca de 130 artistas foram expostos, entre elas Alice Brueggemann, Cristina Balbão, Lia Menna Barreto, Tarsila do Amaral, Vera Chaves Barcellos e Zoravia Bettiol.
1955-2021
Resgate da exposição de estreia do Margs, em 1955, batizada de 1ª Exposição de Arte Brasileira Contemporânea.
14 de maio de 2022
Presença Negra no Margs
Mostra com aproximadamente 200 obras propondo reflexão sobre a presença e representatividade negra na artes visuais.