Circular por galerias de arte é uma forma de conhecer o trabalho de artistas contemporâneos e, de quebra, adquirir alguma obra. Ao menos quatro novos espaços com esse perfil abriram neste ano em Porto Alegre, como Guion Arte Galeria, Custódio Galeria, Gaveta Espaço de Arte e o espaço temporário da Ocre Galeria em parceria com a Maiojama. Todos podem ser visitados de forma gratuita.
Inaugurada em setembro no Centro Histórico, a Custódio Galeria (Rua Riachuelo, 1.100) presta homenagem a Custódio Joaquim de Almeida, príncipe africano que viveu em Porto Alegre no início do século 20. A ideia do fundador, o empresário Anderson Coelho, é priorizar obras de artistas negros, recorte que ele considera estar em falta nos espaços culturais. Até o momento, já foram inauguradas duas exposições, Abre Caminhos e A Pureza da Flor.
— Acho que falta um pouco de pluralidade e diversidade nas exposições de arte. Além do mais, uma galeria de arte de um homem preto é algo disruptivo. As galerias não são lugares destinados a nós, negros. A Custódio é uma galeria de arte afrocentrada, mas teremos exposições com obras de artistas brancos também — diz o proprietário.
Coelho foi o curador das duas exposições em cartaz até o momento, mas a intenção é dar chance para mostras com outros curadores, criando oportunidades para jovens profissionais no mundo da arte.
— É para ser um espaço múltiplo — garante o fundador.
Artista plástica e professora da pós-graduação no Programa de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Adriane Hernandez transformou seu atelier no bairro Floresta em um espaço de montagem de exposições e estudo sobre arte. Inaugurado no dia 2 de dezembro, o Gaveta Espaço de Arte (Rua Barros Cassal, 697, sala 12) também funcionará como local para que estudantes de artes possam se exercitar na experiência de montagens. A intenção é realizar de três a quatro exposições por ano.
— A ideia é envolver alunos que façam exposições e montagens, para que eles se exercitem no campo da arte. Também estamos planejando trazer artistas para falarem sobre seus trabalhos. É uma galeria que se volta para compartilhar a produção e a pesquisa artística contemporânea — frisa Adriane.
A Gaveta não é uma galeria comercial, mas pode intermediar o contato com artista:
— Nós não comercializamos, mas passamos o contato do artista caso alguém se interesse em adquirir algum trabalho.
Quatro galerias abertas em Porto Alegre em 2023
Custódio Galeria
Rua Riachuelo, 1.100
Exposições com pinturas e fotografias, com prioridade para artistas negros. A mostra A Pureza da Flor, mesmo nome de uma música do sambista Arlindo Cruz, foi inaugurada no dia 25 de novembro e busca dar destaque à vida de pessoas negras através de representações do cotidiano e pequenas demonstrações de felicidade.
Visitação: de terças a sextas-feiras, das 10h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h. Entrada gratuita. Para atendimento especializado, é necessário marcar horário pelo telefone (51) 99303-7381.
Gaveta Espaço de Arte
Rua Barros Cassal, 697, sala 12
Espaço para exposições e pesquisas sobre artes visuais. Inaugurada no dia 2 de dezembro, a exposição Camadas reúne trabalhos de Adriane Hernandez e outras três mulheres artistas: Vivian Herzog, Manoela Furtado e Caroene Neves, que misturaram pintura, desenho, foto, performance e outras expressões com diversos tipos de materiais, como tecidos, papéis, ferro, vidro, entre outros. A mostra fica em cartaz até 14/1/2024.
Visitação: de terças a sextas-feiras, das 14h às 18h, com entrada gratuita e estacionamento interno.
Guion Arte Galeria
Av. Plínio Brasil Milano, 1.285
Após fechar o cinema Guion na Cidade Baixa, em 2021, Carlos Schmidt decidiu abrir uma galeria de arte no bairro Higienópolis. Inaugurada em junho deste ano, o Guion Arte Galeria tem um acervo eclético, contemplando desde obras naif até clássicos da pintura, incluindo reproduções de Caravaggio e Diego Velázquez. São todas peças em grandes formatos. Segundo Schmidt, à medida que as obras são vendidas, são feitas substituições. Há trabalhos de artistas de todo o Brasil, como o paraibano Carlos Djalma.
Visitação: de segundas a sextas-feiras, das 14h às 19h, e sábados, das 10h às 13h. Entrada gratuita.
Espaço Ocre/Maiojama
Av. Nova York, 130 - em funcionamento até março de 2024
Considerada uma galeria de arte contemporânea, a Ocre Galeria foi inaugurada em maio do 2022 no Centro Histórico (Rua Demétrio Ribeiro, 535), com exposições que priorizam artistas gaúchos. Os fundadores são os sócios Mara Prates, Felix Bressan e Nelson Wilbert, todos artistas. Neste ano, um novo e temporário espaço foi aberto no bairro Auxiliadora (Av. Nova York, 130) em parceria com a construtora Maiojama, que erguerá um empreendimento residencial no local. Atualmente, a exposição em cartaz no espaço da Ocre no Auxiliadora é de Nelson Wilbert. Nesta terça-feira (12), será inaugurada a mostra Desenho, de Amélia Brandelli, que poderá ser prestigiada até 7 de janeiro de 2024. O espaço temporário da Ocre em parceria com a Maiojama funcionará até março de 2024.
Visitação: de segundas a sábados, das 9h às 18h, e aos domingos e feriados, das 9h às 17h. Entrada gratuita.