A Fundação Iberê Camargo ocupará a fachada de seu prédio neste domingo (28), das 19h às 21h45min, com aproximadamente 70 obras de artistas que expuseram na instituição nos últimos dois anos. Com apoio do Grupo WOC/Visual, a atividade integra as comemorações de 15 anos do prédio.
Originalmente, a exposição a céu aberto estava prevista para ser realizada neste sábado (27), mas foi adiada por conta da chuva. Caso o mau tempo persista, as projeções serão postergadas para terça-feira (30).
Entre os artistas que terão suas obras projetas na fachada estará o próprio Iberê Camargo, além de nomes como André Ricardo, Arnaldo de Melo, Daniel Melim, Eduardo Haesbaert, Lucas Arruda, Magliani, Santídio Pereira e Xadalu, bem como as tramas de Berenice Gorini, Luiz Gonzaga, Jussara Cirne de Souza, Nelson Ellwanger, Salomé Steinmetz e Yeddo Titze, que participaram em 2022 da coletiva Trama: Arte Têxtil no Rio Grande do Sul.
Inaugurado no dia 30 de maio de 2008, o prédio da Fundação foi assinado pelo arquiteto português Álvaro Siza, tornando-se um dos cartões postais de Porto Alegre. O espaço da instituição também é considerado por profissionais da área um marco internacional em arquitetura e soluções em engenharia.
Oficinas, gravuras e residências artísticas
Na terça, a Fundação abrirá gratuitamente, das 14h às 18h. Os visitantes concorrerão a gravuras de três artistas que passaram pela experimentação no Ateliê de Gravura: Carlos Contente (RJ), Juliana Braga (SP) e Shirley Paes Leme (GO). Também haverá visita mediada e duas oficinas de monotipia (técnica híbrida envolvendo a pintura, o desenho e a gravura), às 14h30 e às 15h30min, com Eduardo Haesbaert, assistente de Iberê Camargo e responsável pelo Ateliê de Gravura. Segundo informações da FIC, nas oficinas serão utilizados elementos naturais do entorno do prédio para experimentação na produção artística.
Também na terça serão abertas as inscrições para o Edital Iberê/ CMPC. Na publicação, serão oferecidas duas bolsas no valor de R$10 mil, além de verba de produção, custeio de transporte intermunicipal, hospedagem e diária de alimentação, para artistas que vivem no Rio Grande do Sul. Os vencedores trabalharão com o artista Eduardo Haesbaert ao longo dos meses de setembro e outubro. Ao término da residência será promovida uma mostra dos trabalhos.