Nesta quinta-feira (17), às 19h, na Livraria Bamboletras (Rua Lima e Silva,776, loja 3), será lançado o livro Faróis do Rio Grande do Sul (Ed. Panorama Crítico, 255 p., R$90, no lançamento), de Cláudio Tarta.
Na oportunidade, haverá um bate-papo com Tarta, 57 anos, médico, remador do Guaíba Porto Alegre e apaixonado por fotografia e navegação, além de autor do livro. Também participará da conversa Sanger Nelson de Lima, último descendente de uma geração de faroleiros do Rio Grande do Sul.
A obra é um belo registro histórico e fotográfico que apresenta um extenso inventário dos faróis do nosso Estado, tanto os lacustres como aqueles instalados na orla marítima, com enfoque nos seus aspectos arquitetônicos, artísticos e paisagísticos, além de esmiuçar os detalhes técnicos de sua estrutura interior e dos seculares equipamentos de iluminação.
O livro demonstra, de maneira inédita, a preocupação em agregar uma contribuição relevante para a preservação desses patrimônios históricos, arquitetônicos e tradicionais das nossas costas.
A publicação traz, ainda, uma entrevista com Sanger Nelson de Lima, o último descendente em atividade de uma geração de faroleiros que marcou a história do Rio Grande do Sul. Sanger nasceu em 1962 e é filho, neto e bisneto de faroleiros.
A história da família inicia com João Pedro Pereira, nascido em 1854 na cidade de Rio Grande. Conhecido como Joca, ele rumou para o Sul e se estabeleceu no Chuí. Teve 30 filhos com duas esposas. Nas terras dele, foi instalado, em 1910, o farol mais meridional da costa brasileira.
Na época, sem energia elétrica, o sistema de iluminação do farol era formado por bicos incandescentes a querosene. O combustível tinha que ser levado escada acima pelo faroleiro.
A saga dessas figuras míticas, que, anonimamente e com muita dificuldade, vêm dedicando suas vidas ao árduo e solitário trabalho de iluminar o caminho dos navegantes, é um precioso resgate agora concretizado pelo trabalho de Tarta.
O livro foi produzido através de incentivos fiscais via Lei Rouanet, Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo, e com patrocínio da Navegação Aliança/Trevisa.