Na última terça-feira (1), o Colégio Marista São Pedro celebrou 95 anos da história que marca sua longa caminhada. O projeto de uma escola Marista teve início em agosto de 1926, quando o primeiro pároco da Igreja São Pedro, monsenhor Emílio Lottermann, deu início à procura de uma congregação religiosa que cuidasse da educação da juventude masculina no bairro Floresta, em Porto Alegre.
Inspirado em sua formação Marista, ele solicitou aos seus antigos professores a abertura de uma turma que teria aula no salão paroquial da Igreja São Pedro. Seu pedido foi atendido e, no dia 1º de março de 1927, houve a primeira aula na Escola São Pedro.
Com direção do irmão Livino e com o apoio dos irmãos maristas Venâncio José e Venceslau, a primeira turma iniciou com aproximadamente 40 meninos. Os métodos pedagógicos e a educação de qualidade atraíram novos estudantes, resultando no aumento do número de turmas e fazendo com que o salão paroquial da Igreja São Pedro ficasse pequeno para tanta demanda.
Com isso, em 1932, a congregação Marista adquiriu um prédio na Rua Almirante Barroso, onde, anteriormente, funcionava uma fábrica de balas. A escola prosperou cada vez mais, auxiliando no desenvolvimento de uma educação exemplar na capital gaúcha. Em 1951, teve início o curso ginasial e, em 1957, foi inaugurado o prédio para a prática de Educação Física, onde foram construídas quadras esportivas — uma térrea e a outra no segundo andar que, segundo manuscritos históricos da Paróquia São Pedro, foi a "primeira cancha esportiva aérea da capital gaúcha".
O colégio foi evoluindo e expandindo suas atividades, tais como o início do curso colegial, a inauguração dos jardins de infância níveis A e B, além de ir se consolidando como instituição de educação. Sucessivas melhorias e expansões se deram até sua atual estrutura, que conta com ambientes favoráveis para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes.
Agora, diariamente, cerca de 90 educadores atuam na missão de construir conhecimentos e formar cidadãos comprometidos com os valores humanos, dando continuidade à obra de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista.
Com aproximadamente 600 estudantes, o colégio se configura como uma das instituições de ensino mais tradicionais de Porto Alegre, sempre inovando e se destacando na educação gaúcha.