Quem estará no sábado, dia 12 próximo, às 21h, no Teatro do Bourbon Country (Avenida Tulio de Rose, 80 – 2º andar/Shopping Bourbon Country – Porto Alegre/RS)? Quem? Quem? Sim, ela: a “ruiva, sardenta e mignon” Rita Pavone. Graças a sucessos como Datemi Un Martello (1964), Non Ho L’eta e outros, ela se tornou uma das artistas de maior sucesso no mundo nos anos 1960. Rita já se apresentou em Porto Alegre. Foi numa reunião dançante na Associação Leopoldina Juvenil, também num sábado, dia 9 de maio de 1970. Uau! 48 anos atrás. É claro que não veremos aquela garota agitada da nossa infância ou juventude, afinal, Rita é hoje uma senhora de 72 anos. Mas, certamente, continua sendo a grande cantora que sempre foi, e mantém o carisma que ajudou a consagrá-la.
Como escreveu Maria Tereza Ely, em sua coluna “Poder Jovem”, de Zero Hora, na quinta-feira que antecedeu o show: “A cantorinha italiana de voz demais é uma das poucas artistas que marcaram e delimitaram fases da história da juventude musical”. Em sua coluna “Clubes”, Saul Jr. registrou no dia 12: “Estavam repletas as dependências da Associação Leopoldina Juvenil... o show foi excelente”. Uma segunda apresentação, que seria mais tarde na mesma noite, no Círculo Social Israelita, acabou não acontecendo. Iniciado o baile, quando dançava, o ex-presidente Abraão Kripka teve um mal súbito e morreu, ainda no clube. A direção, é claro, suspendeu o show e a festa.
Após alguns anos longe dos palcos, a estrela italiana voltou à ativa com força total em 2013 e, desde então, tem encantado plateias por toda parte. Rita Pavone foi uma das primeiras artistas italianas a ter um fã-clube brasileiro, intitulado Pavonissimo, com um enorme número de membros, sempre muito devotos. Em 1976, sua bela releitura de Io Che Amo Solo Te, do conterrâneo Sergio Endrigo, integrou a trilha da novela global Anjo Mau, com grande sucesso. Rita já vendeu mais 50 milhões de discos.
Colaborou Célia Pinto da Silva
DEZmioladas
Será no dia 5, amanhã (sábado), a partir das 17h, o lançamento com sessão de autógrafos do volume 2 da coletânea de crônicas DEZmioladas. A expectativa da Farol 3 Editores é superar seu maior êxito editorial, registrado em 2017, com o volume 1. O evento deste ano terá o mesmo local como palco: a cafeteria Mr. Pickwick do shopping Nova Olaria, na Capital. Fazem parte do time formado por 10 escritoras: Ana Lívia Staats Farias, Carla Miller Trainini, Karina Arenson, Larissa Martins, Luciene Jardim, Miriam Gress, Rosa Maria Ignacio, Themis Groisman Lopes, Vanessa Correa e Vera Helena Guimarães.