Do nosso leitor Claudio Roberto Morgental, a propósito da nota sobre os ônibus pioneiros em nosso Estado, publicada no último dia 26, recebemos a seguinte colaboração:
“Pegando ‘carona’ na reportagem, te envio fotos de como era viajar de ônibus, naquela época (década de 1940), pela 4ª Colônia (NR: próximo ao município de Santa Maria, engloba os atuais municípios de Silveira Martins, Ivorá, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande e São João do Polêsine, além de partes de Agudo, Itaara e Restinga Seca). Às vezes, era necessário empurrar os veículos para retirá-los do atoleiro. Também envio foto da antiga ponte metálica sobre o Rio Soturno. Infelizmente, foi construída uma nova e esta ficou à deriva, podendo, inclusive, levar a nova de roldão. Não tendo alternativas, transformaram tudo em ferro-velho e com isto um importante marco histórico deixou de existir. Acredito ter faltado empenho em preservá-la. Vemos, então, como era épico viajar naqueles tempos”. Obrigado, Claudio.
Dorigon
No dia 30 de novembro de 1879, chegou ao Rio de Janeiro, no Navio Pampa, procedente da região de Quinto de Treviso (Santa Cristina), Itália, o casal Tommaso e Maria Durigon (ambos com 26 anos), juntamente com o irmão Paolo Durigon (28), sua esposa, Ângela (26), e um filho, Cassiano Durigon (dois). Seguiram para a região de Bento Gonçalves, Farroupilha e Caxias do Sul. Os filhos de Paolo e Ângela ficaram por ali, menos Batista, que foi para Ilópolis, onde hoje residem vários descendentes. Já os filhos de Tommaso e Maria (Luiz, Tereza e Elisabeta) se radicaram em Arvorezinha e formaram grandes famílias.
Para juntar as lembranças e comemorar os feitos dos antepassados, os descendentes Dorigon/Durigon se reunirão pela primeira vez na Região Alta do Vale do Taquari, no domingo, dia 6, na comunidade de São Lourenço, em Arvorezinha, com ampla programação (recepção, café colonial, missa, fotos, almoço, informações sobre a família e mais). Contatos pelo e-mail marciano@balca.com.br ou pelos telefones (51) 98463-7667, com Marciano, e (51) 99933-1570, com Rogemir.