Quando, por volta das 23h, acabou o show dos Mamonas Assassinas, Fernanda Nascimento, então com 12 anos, fez o que havia combinado com a sua mãe: correu para um dos telefones públicos do Planeta Atlântida e ligou para a família, marcando um ponto para ser apanhada e poder voltar para casa.
Isso aconteceu na primeira edição do Planeta, em fevereiro de 1996. Fernanda, agora, deve estar com 34 anos. Amarilis Otero, naquela época, tinha 37 e levou as filhas gêmeas, Melissa e Rafaela, de 13, ao festival. "Elas estão lá, no meio do povo, com um grupo de amigas", disse a mãe acompanhante ao repórter. Hoje, essa mãe deve ter 59 anos, e as meninas, 35. Gustavo Lacerda foi à primeira edição do festival aos oito anos, levado pelo pai, o advogado Jorge Lacerda. O garotinho tem hoje, provavelmente, 30 anos. Em 1996, ele disse à ZH que gostava dos Mamonas porque eles falavam "muita besteira...".
Naquela primeira vez em que a moçadinha ocupou os 50 mil metros quadrados da sede campestre da Saba para comemorar os 20 anos da Rede Atlântida de Rádios, estava sendo lançada a pedra fundamental do maior show de todos os verões gaúchos desde então, e que, nesta sexta, inicia a sua 23ª edição.
Para quem, como eu, tem 66 anos, 22 anos atrás pode parecer ontem ou, no máximo, anteontem. Mas o tempo acaba sempre mostrando a sua inexorável marcha, e, para a garotada que frequentou o festival, quando nem a classificação indicativa de 14 anos existia, a lista dos artistas que se apresentaram, então, tem naturalmente um sabor vintage especial: no primeiro dia, sexta-feira, 9 de fevereiro, a Banda Harmadilha abriu os trabalhos, logo após vieram os Mamonas, depois, os Paralamas do Sucesso, e o controvertido roqueiro argentino Charly García fechou a noite.
Em sua apresentação, Herbert Vianna, dos Paralamas, entusiasmado, gritou: "Isso aqui está melhor do que o Rock in Rio".
No dia seguinte, sábado, vieram as bandas Maria do Relento, Cidadão Quem, Fernanda Abreu, os Titãs e... Rita Lee!!
Paralelo aos shows, outras atrações eram: ferveção dançante até amanhecer, com DJ’s convidados (como o argentino Dero), kart indoor, paintball, roller e skate, montanhismo, freestyle de bikes, futebol feminino com a equipe da Ford Models versus Gaúchas Capas da Playboy e também luta de vale-tudo.
Ora, ora, quem não se lembra?