
O show que Thaís Nascimento leva para o Sarau do Sola, nesta quarta-feira (17), integra a turnê de lançamento presencial do disco Expressivas – Mulheres Compositoras para Violão. A instrumentista estará na Sala José Lewgoy, do Solar dos Câmara, na Assembleia Legislativa (Rua Duque de Caxias, 968), a partir das 18h30min.
A violonista tocará obras de mulheres compositoras que vão desde o século 19 até a atualidade. Entre elas, estão nomes como Barbara Kolb, Elodie Bouny, Chiquinha Gonzaga e Lúcia Teixeira. A entrada para o espetáculo se dará mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, no local. Também haverá transmissão ao vivo pelos canais na TV, no Facebook e no YouTube da Assembleia Legislativa do RS.
A vida de Dercy no teatro

Personalidade que conquistou seu espaço na cultura do país, Dercy Gonçalves (1907 - 2008) tem sua história homenageada no monólogo Nasci pra ser Dercy, que será apresentado nesta quarta-feira (17), às 20h, em Caxias do Sul. Estrelada por Grace Gianoukas, a montagem será encenada no Teatro Pedro Parenti da Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333). Ingressos a partir de R$ 100, diretamente no local.
“Guerra dos Sexos” no Globoplay
Exibida em 2012, a segunda versão de Guerra dos Sexos acaba de ser disponibilizada no Globoplay. Adaptada por Silvio de Abreu, que também havia assinado o clássico dos anos 1980, a novela traz Irene Ravache e Tony Ramos vivendo, respectivamente, Charlote II e Otávio II, sobrinhos dos personagens icônicos de Fernanda Montenegro e Paulo Autran da trama original. A dupla vive em conflito por costumes e negócios da família. Também integram o elenco Gloria Pires, Reynaldo Gianecchini e Edson Celulari, entre outros.
“Yonlu” em mostra de cinema

A trágica história de um jovem poeta, músico e desenhista, vivido por Thalles Cabral, é contada no filme Yonlu (2017), atração desta quarta-feira (17) da mostra CineCiess 2023. O longa-metragem escrito e dirigido por Hique Montanari será exibido às 16h, com entrada franca, na Sala Redenção, no Campus Central da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110). Na sequência, haverá bate-papo com Montanari.
O ciclo de filmes mensais é promovido pela Escola do Centro Interdisciplinar de Educação Social e Socioeducação (Ciess). Nesta edição, o tema escolhido foi o cinema gaúcho na perspectiva dos direitos humanos. A mostra segue até dezembro.