As instituições culturais vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) terão uma programação especial a partir desta terça-feira (16) até domingo (21), marcando a 21ª edição da Semana Nacional dos Museus. As atividades previstas incluem oficinas, mesas-redondas, exposições, documentários, filmes e peças de teatro. Todas elas têm entrada gratuita.
Com o tema "Museus, sustentabilidade e bem-estar", a Semana Nacional dos Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e envolve todas as instituições museais brasileiras. Na Capital, participam da programação especial o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), a Casa de Cultura Mario Quintana, o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa e o Museu Julio de Castilhos.
As quatro instituições, bem como o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), não participarão da Noite dos Museus, que ocorre neste sábado (20), das 19h à meia-noite. Os locais administrados pela Sedac estavam confirmados no evento, mas, no início do mês, a pasta anunciou que não mais cederia os espaços para a edição deste ano.
Em nota, a secretaria justificou que não houve tempo hábil para "assegurar a preservação de suas instituições vinculadas, de seu acervo e, sobretudo, a segurança do público". A pasta também afirmou não ter conseguido chegar a um acordo com a produtora Rompecabezas, responsável pela Noite dos Museus.
A programação completa das instituições vinculadas à Sedac para a Semana Nacional dos Museus pode ser conferida no link divulgado pela pasta.