Os dois hospitais de campanha de Canoas, Região Metropolitana, localizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Rio Branco e Boqueirão, foram fechados na noite de quarta-feira (30).
Inaugurados há cinco meses para auxiliar no atendimento aos infectados por coronavírus na cidade, os locais foram desativados após a redução no índice de transmissão do vírus na cidade e na queda de demanda — divulgada no último Plano de Contingência e Ação Municipal de Canoas Para Infecção Humana por Covid-19.
O anúncio foi comunicado pelo prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, por meio do Twitter. De acordo com o secretário de Saúde da cidade, Fernando Ritter, os atendimentos agora serão redirecionados para as UPAs, Hospital das Graças e para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC).
Em suas estruturas, os hospitais contavam com consultórios, salas de triagem, leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), enfermaria, vestiários e banheiros. Durante o período de funcionamento, foram mais de 17 mil atendimentos realizados pelas duas unidades.
Desativações em Porto Alegre
Ainda nesta semana, também na quarta-feira (30), o centro de triagem para pacientes com suspeita de covid-19 encerrou as atividades no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. O motivo também é a baixa procura por atendimento nos últimos dias. No loca, foram atendidas mais de 11 mil pessoas.
Nesse mesmo fluxo, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre começou, no dia 21 de setembro, o processo de modificação da estrutura destinada exclusivamente ao tratamento de pacientes com covid-19. Agora, são 32 leitos da enfermaria e 13 da UTI destinados para outros procedimentos e cirurgias eletivas de especialidades diferentes. A justificativa também se dá pela redução de demanda.
Outras instituições, incluindo o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a Santa Casa — referências locais no combate à pandemia —, preveem remanejar uma fração de suas instalações referentes à covid-19 para reforçar a atenção a outras patologias em razão de um cenário epidemiológico menos alarmante.