Após atender mais de 11 mil pessoas, o centro de triagem para pacientes com suspeita de coronavírus terá as atividades encerradas no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, no próximo dia 30. O motivo é a baixa procura por atendimento registrada nos últimos dias.
De acordo com o diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Cláudio Oliveira, a decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
— Nós estamos avaliando a demanda desde o final de agosto e início de setembro. Ontem (segunda-feira), por exemplo, foram 43 atendimentos, sendo que só seis eram demandas espontâneas. Entendemos que não há motivos para manter uma estrutura desse tamanho para um número que vem caindo — explica.
Criada no dia 26 de março como uma força-tarefa contra a covid-19, a estrutura chegou a receber, em média, 160 pacientes por dia, com uma demanda espontânea de 53,9%. Recentemente, porém, a média diária caiu para menos de 10 atendimentos.
— Das 11 mil pessoas atendidas, 242 foram encaminhadas para internação — destaca.
Oliveira afirma ainda que, com o encerramento do centro de triagem, pessoas com sintomas da covid-19 podem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, como também a própria emergência do Conceição.
— Estamos começando a ter uma vida normal dentro desse "novo normal". Nós estamos em queda, passamos pela fase pior e agora, neste último final de semana, estamos presenciando o começo de uma descida. Mas, claro, tudo isso por conta das medidas sanitárias que diminuem a transmissão — observa.