O centro de triagem para atendimentos de casos suspeitos de coronavírus do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, começou a funcionar nesta sexta-feira (27). A estrutura fica a cerca de cem metros do hospital, junto à Escola GHC, na Avenida Francisco Trein, 326, e funciona todos os dias da semana, das 8h às 22h.
Conforme o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), a estrutura foi montada para desafogar a emergência e evitar que pacientes com sintomas de problemas respiratórios, suspeitos para casos de coronavírus, sejam atendidos dentro do hospital.
O centro de triagem conta com quatro consultórios, salas de espera e de estabilização, além de barracas do Exército, que serão utilizadas conforme a necessidade de atendimento.
Segundo o diretor técnico do Grupo Hospitalar Conceição, Francisco Zancan, os pacientes com sintomas irão passar por uma triagem com o setor de enfermaria e serão avaliados em uma consulta médica. Se necessário, serão encaminhados para isolamento domiciliar ou para internação no hospital.
— A ideia é desviar da emergência o atendimento em massa. É um centro montado para proteger o bom funcionamento do hospital — explica Zancan.
Ainda segundo o diretor, alguns funcionários do hospital apresentaram sintomas de problemas respiratórios e estão sendo atendidos no centro de triagem.