A pandemia do coronavírus força a população a redobrar a atenção com hábitos de higiene. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, é aconselhado que as pessoas evitem sair de casa neste momento. Abaixo, veja quase são as recomendações de autoridades em diversas situações para evitar a contaminação pela covid-19.
Ao chegar em casa
Segundo Luciano Goldani, professor do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, você deve retirar o calçado dos pés logo após entrar em casa. Em seguida, é importante tomar banho e trocar de roupa para diminuir o risco de contaminação. Também é recomendável que sejam higienizados os objetos que você levou para rua, como carteira e chaves. De acordo com empresas fabricantes de celular, é indicado a utilização de panos macios umedecidos em solução de água e sabão ou álcool isopropílico 70% para a higienização dos smartphones.
Quando sair de casa
Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal neste momento é evitar aglomerações, manter distância das outras pessoas e sair de casa só quando necessário. Ou seja, vá para rua apenas para ir ao mercado e à farmácia. Clique aqui para saber os cuidados que devem ser tomados na hora de fazer as compras.
Exercício na rua
Uma das perguntas mais frequentes entre os apaixonados por esportes é: podemos seguir com o nosso jogo entre amigos? Segundo Leonardo Weissmannl, médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, exercícios ao ar livre não representam riscos, desde que não sejam em aglomeração, e sempre mantendo os cuidados de higiene. Clique aqui para saber mais.
Exercício em casa
Apesar de não representar risco extremo, já sabemos que não é recomendado sair para a rua. O momento é de isolamento. É muito importante, mesmo que em casa, manter uma rotina de treinos. Por isso, separamos dicas de exercícios para praticar em sua residência com uso de cabo de vassoura e cadeira.
Ao receber uma telentrega
Um decreto da Prefeitura de Porto alegre, publicado na sexta-feira (20), proíbe o funcionamento de padarias, restaurantes, bares e lancherias, exceto os que tenham serviço de telentrega ou pague e leve. Por causa da regra, é normal que ocorra o crescimento no número de entregas de lanches e alimentos na Capital. E, para diminuir o risco de contaminação pelo coronavírus, é necessário que alguns cuidados sejam tomados.
— Tem de colocar o pacote da entrega em um local separado, retirar o alimento de dentro do recipiente e fazer a higienização das mãos. Após colocar o pacote no lixo, também é importante que as mãos sejam lavadas novamente — recomendou Goldani.
Cuidados no preparo da comida
Segundo Goldani, o vírus não é transmitido por alimentos. Ou seja, o mais importante na hora de cozinhar é ter certeza de que todos os objetos que serão utilizados na hora de colocar a mão na massa estejam devidamente higienizados.
A importância de manter a casa arejada
Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, é preferível que as janelas fiquem abertas, porque ambientes fechados favorecem a disseminação do vírus. Ou seja, em uma casa com fluxo de ar, a probabilidade de que ocorra a transmissão da doença é menor. Visitas, mesmo com as janelas abertas, não são recomendadas neste momento.
Produtos de limpeza que agem contra o vírus
Limpar as superfícies e o chão com um pano umedecido com água e sabão neutro é suficiente. Quem quiser potencializar a faxina pode, depois do processo, usar desinfetante. O uso de água sanitária diluída em água tratada também é eficaz, mas deve ser feito com cuidado, e luvas são indicadas para o manuseio. Superfícies, principalmente as compartilhadas, podem ser higienizadas com álcool 70%. Graduações menores do produto, como a do álcool de cozinha, não inativam o coronavírus. Para higienizar as mãos, o Ministério da Saúde orienta que seja utilizado água e sabão em vez de álcool líquido. Clique aqui para saber como e quantas vezes limpar a casa para se prevenir do coronavírus.
Cuidados em casa se alguém tem sintomas
Vários cuidados devem ser tomados quando alguém que mora com você apresenta sintomas do coronavírus — tosse, febre, cansaço e coriza. Neste caso, todos os moradores da residência receberão atestado médico de 14 dias.
Segundo Alexandre Zavascki, chefe da Infectologia do Hospital Moinhos de Vento e professor de Infectologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é possível evitar a contaminação de outros familiares, mas depende muito do quanto as pessoas do domicílio vão estar engajadas em seguir os passos adequadamente.
As principais ações levam em conta o isolamento, limpeza dos ambientes, uso de luvas e utilização de objetos exclusivos por quem apresenta sintomas da covid-19. Clique aqui para saber os cuidados necessários.
Como relaxar
Saúde mental é fundamental nesses tempos de medo, distanciamento social e aperto econômico trazidos pela pandemia. Uma das saídas é, em meio à necessária enxurrada de informação, relaxar um pouco. Selecionamos um filme, um seriado, um desenho animado e um reality show que animem o espírito e façam rir. Clique aqui para saber quais são.