Conhecida como “estrada velha”, a RS-030 faz a ligação entre cinco municípios partindo de Gravataí, na Região Metropolitana, até chegar a Tramandaí, no Litoral Norte. A rodovia, administrada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), apresenta problemas na sinalização e vegetação alta.
O pavimento apresenta boas condições no trecho entre Gravataí e Santo Antônio da Patrulha. No entanto, entre os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Tramandaí, os motoristas passam por pontos com buracos na via. A RS-030 possui 98,70 quilômetros de extensão. GZH circulou pela rodovia no dia 28 de novembro.
Pavimentação
No trecho de Gravataí até Santo Antônio da Patrulha, o asfalto está em boas condições. A obra de duplicação realizada pela prefeitura de Gravataí, no trecho municipalizado, segue em andamento. Nos pontos onde os trabalhos estão ocorrendo, o trânsito fica mais lento, mas não influencia no pavimento.
No município de Santo Antônio da Patrulha, a prefeitura também realiza obras de duplicação da via em um trecho que foi municipalizado ainda em 2021. No desvio realizado em função do serviço, há lentidão e a passagem é irregular. A travessia de carros está sendo feita por dentro do estacionamento de um posto de combustível.
Já a partir de Santo Antônio da Patrulha até Osório, os motoristas encontram trechos com descascamentos, ondulações mais significativas e buracos que exigem atenção, como o encontrado pela reportagem no km 62.
No trecho entre Osório e Tramandaí, que é todo de pista dupla, o pavimento também apresenta pontos com fissuras nos dois sentidos. O local de maior concentração dos buracos está nas proximidades do acesso à Avenida João de Magalhães, que dá acesso a praias na região.
Geometria
O trecho entre Gravataí e Osório tem pista simples ao longo de todo o trajeto, com alguns pontos de pista dupla em áreas urbanas e de acessos. Apenas a área entre Osório e Tramandaí, que também é acessada pelos motoristas que saem da Freeway, conta com duas faixas em cada sentido e com a presença de canteiro central.
Nos trechos não urbanos, a RS-030 não possui acostamento. No entanto, nos pontos onde há moradias, o acostamento apresenta grandes buracos, desníveis elevados e vegetação alta.
Sinalização
A RS-030 está com a sinalização da pista em boas condições, em praticamente toda a extensão. A pintura da faixa está mais fraca no trecho entre Gravataí e Glorinha.
Na sinalização vertical, a vegetação alta às margens da rodovia prejudica a visualização e chega a cobrir quase que inteiramente as placas – como no trecho entre Gravataí e Santo Antônio da Patrulha. Usuários alertam ainda para sinalização noturna inexistente, como os tachões “olho de gato”.
No trecho em obras em Santo Antônio da Patrulha, o motorista que não conhece a cidade pode acabar se atrapalhando no desvio realizado para retornar à rodovia. No trecho entre Osório e Tramandaí, há maior número de placas em locais com boa visibilidade.
Limpeza
A vegetação está alta ao longo de quase toda a rodovia. O ponto de exceção é o trecho de Osório a Tramandaí. No trecho entre Gravataí e Osório, a vegetação elevada dificulta inclusive o acesso a algumas propriedades.
A poda da grama é visível somente em frente a residências, empresas e estabelecimentos comerciais.
Serviços
Não há serviços de ambulância e guincho. Quem presta o atendimento em caso de emergências é o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) pelo telefone 198. No trecho da estrada velha, é possível encontrar totens de SOS, mas estão inoperantes.
Como não há guinchos disponíveis nos trechos, a orientação é acionar o serviço particular ou de segurado. Os bombeiros podem ser acionados pelo telefone 193.
O que diz o Daer e as prefeituras de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha sobre a RS-030
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem informou que o trabalho de roçada começará nos próximos dias. Quanto à recuperação do asfalto, o Daer afirma que já está atuando nos pontos críticos da RS-030.
Ainda segundo a autarquia, a ordem dos serviços obedece a um cronograma em que a recuperação dos pontos críticos é a prioridade, seguida da etapa da sinalização. Depois que forem feitos os serviços de reparo nos pontos críticos, outras medidas serão implementadas, buscando a segurança dos usuários. Quanto à pintura da pista, o departamento informa que novos contratos estão sendo licitados para que, no ano que vem, o foco seja a sinalização.
Em relação a obra de duplicação realizada em Santo Antônio da Patrulha, a prefeitura estima que os trabalhos serão finalizados em até 10 dias. Segundo o executivo, a obra é uma demanda antiga da comunidade, que registra congestionamentos nos horários de pico na região ao longo do ano e que são potencializados na temporada de verão. O investimento foi de cerca de R$ 17 milhões.
Já para a obra de duplicação da rodovia em Gravataí, a prefeitura, responsável pelo trecho, afirma que já foram investidos R$ 21 milhões. A previsão é entregar o último ponto que ainda não foi duplicado em abril de 2024.