A prefeitura de Florianópolis, em Santa Catarina, pretende finalizar a obra de alargamento da faixa de areia da Praia dos Ingleses, no norte da ilha, em até 60 dias. O trabalho começou em janeiro deste ano e contemplou 2,8 quilômetros da orla. O aumento da faixa de areia foi finalizado em março. O trabalho agora está concentrado nas valas de drenagem da praia, obra considerada complemento à fase finalizada anteriormente.
— É um serviço de acabamento, que vai diminuir o número de saídas de drenagens de água de chuva para lançamento ao mar. Temos 15 saídas e nossa expectativa é diminuir para cinco, no máximo. Isso vai melhorar principalmente a condição da geometria da praia. Nossa expectativa é de que tudo tenha sido finalizado nos próximos 45 ou 60 dias — afirma Rafael Hahne, secretário de transportes e infraestrutura de Florianópolis.
O trabalho começou pelo Canto Sul e seguiu em direção ao Canto Norte, até um ponto 500 metros antes da foz do Rio Capivari. Um navio russo foi o responsável por dragar cerca de 500 mil metros cúbicos de areia retirada de jazida submarina localizada a um quilômetro da praia; esse material foi o utilizado para o alargamento.
Antes da intervenção, alguns pontos da praia tinham no máximo 20 metros de largura. Outros sequer tinham faixa de areia para o banhista.
O alargamento fez a faixa de areia alcançar até 45 metros, segundo estimativa da prefeitura. Com o tempo, porém, a expectativa é de que a maré reduza a faixa para 35 metros. O investimento foi de R$ 18,8 milhões com recursos municipais: a destinação quer minimizar o impacto do avanço do mar na cidade observado nos últimos anos.
— Já estava acontecendo erosão dos terrenos nas proximidades da praia, nas ruas, servidões que davam pra praia estavam sendo comprometidas. Estruturas como deques e passarelas também. Tínhamos de reconstruir tudo isso frequentemente em função da força das ondas — acrescenta Hahne.
Em 2020, o alargamento da faixa da praia foi feito em Canasvieiras, também no norte da ilha. Segundo o secretário de transporte e infraestrutura, investimento similar será feito na praia de Jurerê; o processo está em fase de licitação. Não há uma data para início dessa obra, porém a administração municipal pretende finalizá-la ainda neste ano. A ampliação deve contemplar dois quilômetros da orla.