Os veranistas que estão aproveitando as praias do litoral norte gaúcho nos últimos dias estão encontrando um mar cristalino e sem a presença do famoso "chocolatão". Apesar do vento, as águas seguem limpas e, em algumas praias, mais claras.
O motivo para este comportamento do mar é a falta de chuva. Conforme o professor e doutor em oceanografia biológica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ng Haig They, com a ausência de chuvas constantes, há redução da entrada de águas subterrâneas e dos estuários no oceano. Com isso, ocorre uma queda nos nutrientes da água e, consequentemente, diminui a proliferação das algas – parte importante para formação do "chocolatão".
Outro fator que influencia é a origem dos ventos. O tradicional "nordestão" não tem sido registrado com a mesma frequência que anos anteriores, dando lugar aos ventos vindos do Oeste e Sudoeste. Assim, o mar não é tão revirado pela força das ondas.
Embora esteja fazendo a alegria dos veranistas, essa combinação de fatores pode ser alterada a qualquer momento.
— A nossa costa é muito dinâmica, então não é possível dizer até quando iremos seguir nestas condições. Se aumentar a chuva, a tendência é que tenhamos o retorno do chocolatão — explicou o professor Ng Haig They.
Com o mar límpido, é importante reforçar alguns cuidados por conta do risco de afogamentos, como buscar locais e horários com a presença dos guarda-vidas, respeitando as bandeiras de sinalização; evitar tomar banho onde há bandeiras fincadas no chão que indicam ponto de perigo; e ter sempre atenção com as crianças na beira da praia.