Um leão-marinho apareceu na praia do Laranjal, em Pelotas, na tarde desta segunda-feira (28). O animal chamou a atenção de banhistas e permaneceu por cerca de 10 minutos na faixa de areia, antes de retornar à água.
Esta é a segunda vez em poucos dias que um animal dessa espécie aparece na praia do sul do Estado.
— No primeiro momento de longe não sabia exatamente o que era. Quando vi o animal se movimentar foi uma surpresa, pois nunca havia visto um na nossa lagoa. Incrível poder admirar ele descansando antes de voltar para a água — conta o educador físico Vitor Krüger, que passeava na praia quando foi surpreendido pela presença do animal.
O leão-marinho apareceu próximo da Avenida Rio Grande. O Centro de Recuperação de Animais Marinhos (Cram), ligado à Universidade Federal do Rio Grande (Furg), foi acionado para o resgate, mas, quando a equipe chegou ao local, o animal já havia retornado para a água e não foi possível monitora-lo.
O Cram está registrando, nas últimas semanas, alguns aparecimentos de animais da mesma espécie nas praias de São Lourenço do Sul e no Balneário dos Prazeres, em Pelotas. Os profissionais não descartam que trata-se do mesmo leão-marinho.
— Pelas imagens, o animal está bem gordinho. Não é comum apareceram na Lagoa dos Patos, mas com o avanço da água salgada para o interior do estuário, alguns indivíduos também avançam atrás de alimento — explicou Paula Canabarro, coordenadora do Cram
Dez profissionais atuam constantemente no processo de tratamento dos animais marinhos nas praias do Litoral Sul. O Cram trabalha desde 1974 com a recuperação de animais marinhos e tem o apoio de empresas privadas e do porto de Rio Grande.