Mesmo estando na bandeira laranja no mapa preliminar do distanciamento controlado, os principais municípios da região sul do Estado devem seguir com a maioria dos protocolos de bandeira vermelha. A prefeitura de Rio Grande já anunciou que continuará por mais uma semana com as regras mais rígidas. Pelotas deverá oficializar isso nos próximos dias.
O entendimento é de que o avanço da covid-19 ainda exige medidas mais duras e um relaxamento nos decretos neste momento poderia ser prejudicial para as cidades.
O anúncio em Rio Grande foi feito pelo prefeito Alexandre Lindemayer nas redes sociais. A expectativa é que um novo decreto seja publicado nesta terça-feira (28). O texto atual que está em vigor segue inteiramente os protocolos da bandeira vermelha, mas estabelece detalhes específicos em relação a praia do Cassino. O decreto permite a permanência de banhistas na faixa de areia, mas exige um distanciamento entre três metros sobre os veículos estacionados.
A tendência é que Pelotas mantenha a maioria dos protocolos da bandeira vermelha no novo decreto, mas com algumas novas flexibilizações. O município teve nas últimas semanas medidas mais duras, com fechamento de atividades comerciais consideradas não essenciais em alguns dias e também com o bloqueio da praia do Laranjal.
Há duas semanas, a Região Sul esteve na bandeira preta no mapa definitivo, retornando à cor vermelha na semana seguinte. Agora, aparece com bandeira laranja no mapa preliminar. A alteração se deve à redução de alguns indicadores que compõem o modelo de Distanciamento Controlado. Entre eles a redução de hospitalizações e ocupação em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).