Divisa entre Cidreira e Balneário Pinhal, a Lagoa da Rondinha é a que menos oferece infraestrutura entre as quatro visitadas por GaúchaZH. Os juncos, que chegam a alcançar 2m de altura fora d'água, encobrem, inclusive, a visão dos guarda-vidas.
Os profissionais costumam solicitar aos visitantes para que o banho seja mais afastado da vegetação natural. Há sinalização do limite dentro da água. Para facilitar a saída em caso de emergência, os guarda-vidas instalaram um corredor da casa de apoio até a água, indicando que ali não é possível instalar cadeiras e guarda-sóis, comuns por toda a parte.
Uma das características desta lagoa é o trapiche de 100m de extensão para ancoradouro de barcos. O local acaba sendo o mais visitado, apesar de não estar nas melhores condições – há madeiras soltas e faltam dois apoios laterais. Mesmo assim, os namorados Edson Peres e Yanca Fogaça, ambos de 19 anos e de Gravataí, preferem ficar nesta área por ser mais reservada. Entre o mar e a lagoa, os dois preferem a segunda opção.
— Não tem repuxo e é mais tranquilo para contemplar a natureza — observa Edson.
— Só de não ser salgada já é uma maravilha — completa Yanca.
Com 8,72 quilômetros quadrados de extensão e até 3m80cm de profundidade, a Rondinha é atrativo também dos praticantes de jet-ski e de caiaque, que têm espaço próprio destinado às práticas.
Programe-se
- Endereço: às margens do km 92 da RS-040, a 2km do Centro do Balneário Pinhal. Há uma placa na rodovia indicando a lagoa.
- Infraestrutura: tem dois banheiros químicos, uma guarita com dois salva-vidas, acesso para embarcações e trapiche de madeira.O trapiche, porém, está com madeiras soltas e faltando dois apoios laterais. Leve lanche de casa. Não há bares no local.
Banho com segurança na água doce ou no mar
- Fique somente em locais onde há guarda-vidas.
- Não tome banho nas áreas onde há placas de perigo.
- Nunca nade sozinho.
- Pais não devem deixar menores nadarem sozinhos.
- Jamais consuma bebidas alcoólicas antes de mergulhar.
- Na água, não ultrapasse a altura da própria cintura.
- Evite tomar banho em locais com correntes, obstáculos e perto de desembocaduras de rios.
Fonte: Corpo de Bombeiros