Basta o chocolatão invadir a praia de Cidreira para o motoboy Wagner Fagundes, 27 anos, e a namorada, a auxiliar administrativo Yasmin Pires, 26 anos, mudarem os planos com os dois filhos. Mesmo com casa a poucos metros da areia da praia, o casal não se importa de percorrer alguns quilômetros a mais para aproveitarem a Lagoa da Fortaleza, nas margens da RS-784, uma das quatro visitadas por GaúchaZH. Mas não é apenas a cor límpida da água que atrai a família ao balneário de água doce.
Mãe de Mathias, três anos, Yasmin garante ter mais tranquilidade de liberar o pequeno na lagoa do que no mar. Pai de Isabelle Fagundes, quatro anos, Wagner concorda e ressalta o silêncio do local, facilitando ouvir qualquer pedido das crianças, mesmo a distância.
— Com guarda-vidas exclusivo para o local, fica ainda mais fácil aproveitarmos o veraneio com os filhos — comenta Yasmin.
Assim como o casal, que mora em Porto Alegre, centenas costumam aproveitar a falta de ondas e a organização da Fortaleza. A área de banho, com areia e mais próxima da água, é separada dos veículos por um cercado colorido de madeira e pneus, facilitando o acesso dos pedestres.
Dentro da água há sinalização, colocada pelos guarda-vidas, indicando o ponto ideal de banho. E até quem pretende praticar esportes aquáticos, como canoagem, ou dar um passeio de jet-ski, tem espaço garantido no local. A lagoa é cercada por dunas e tem, em média, 1m74cm de profundidade.
Programe-se
- Endereço: fica a 3 quilômetros do centro da cidade, com acesso no km 2 da RS-784. Entre a rodovia e a lagoa, há uma estrada de areia de cerca de 200m. Falta uma placa indicativa na entrada. A prefeitura pretende construir um pórtico e uma rampa de acesso aos cadeirantes do estacionamento até a faixa de areia. Não há prazo para as obras. Para quem vem no sentido Porto Alegre-Cidreira, a lagoa fica à esquerda e é possível visualizar da estrada a casa do guarda-vidas.
- Infraestrutura: tem dois banheiros químicos, acesso para caiaque e jet-ski. Há um bar dentro da área de banho.
Banho com segurança na água doce ou no mar
- Fique somente em locais onde há guarda-vidas.
- Não tome banho nas áreas onde há placas de perigo.
- Nunca nade sozinho.
- Pais não devem deixar menores nadarem sozinhos.
- Jamais consuma bebidas alcoólicas antes de mergulhar.
- Na água, não ultrapasse a altura da própria cintura.
- Evite tomar banho em locais com correntes, obstáculos e perto de desembocaduras de rios.
Fonte: Corpo de Bombeiros