No maior dos balneários de água doce com guarda-vidas na região, o vento chega a causar marolas. O que não impede os banhistas de desfrutarem das águas límpidas, apesar das pedras no fundo da Lagoa dos Barros, em Santo Antônio da Patrulha, uma das quatro visitadas por GaúchaZH.
Em 2016, a praia ficou interditada por conta das cheias. No ano seguinte, foi necessária uma revitalização da área. Ainda faltam banheiros públicos, e a saída é usar os disponíveis nos dois bares do local. Os veranistas não se importam com a questão.
Moradores de Gravataí, o recepcionista Mozart Ferrari, 32 anos, a confeiteira Daniela Porto, 27 anos, mulher de Mozart, e a telemarketing Vanessa Lopes, 27 anos, cunhada de ambos, foram ao local em busca da água mais quente.
— Quer coisa melhor do que fazer um churrasquinho às margens da lagoa, sem me preocupar com o sal do mar ou as águas-vivas? — responde Mozart quando questionado sobre o motivo de preferir a lagoa.
Programe-se
- Endereço: Estrada Julio Brunelli, 555
- Infraestrutura: tem churrasqueiras, duas quadras de futebol, praça para as crianças, academia a céu aberto e dois bares. Só há banheiros no próprio comércio do local. É proibido o acampamento.
Banho com segurança na água doce ou no mar
- Fique somente em locais onde há guarda-vidas.
- Não tome banho nas áreas onde há placas de perigo.
- Nunca nade sozinho.
- Pais não devem deixar menores nadarem sozinhos.
- Jamais consuma bebidas alcoólicas antes de mergulhar.
- Na água, não ultrapasse a altura da própria cintura.
- Evite tomar banho em locais com correntes, obstáculos e perto de desembocaduras de rios.
Fonte: Corpo de Bombeiros