Basta caminhar cerca de 100m, passar por baixo da copa das árvores, alcançar as margens da lagoa e olhar para a frente. O visual das montanhas que acompanham a BR-101 completa o cenário de quem busca as águas mansas da Lagoa do Peixoto, em Osório, uma das quatro visitadas por GaúchaZH. Nela, é possível banhar-se a até 50m da margem.
Com uma boia colorida, o estudante do sexto ano Pedro Lopes de Biaggio, 14 anos, de Gravataí, entrou na água por volta das 7h e dela só saiu para almoçar e quando a família decidiu retornar para casa, perto das 19h, no domingo passado. Não adiantou a mãe, a dona de casa Rafaela Lopes, 31 anos, pedir ao adolescente para ficar alguns minutos sob a sombra. Pedro só quis saber de brincar na água.
— Ele passou a semana esperando por este momento. Aliás, todos nós. Aqui é muito melhor do que o mar. Uma paz que não se tem lá na areia — garantiu Rafaela.
Pela primeira vez visitando a lagoa, a mãe de Rafaela, a cozinheira Mariza dos Santos Lopes, 60 anos, aprovou o passeio junto com três filhos, duas noras, cinco netos e um genro.
— Saímos de Gravataí por volta das 5h40min para termos um bom espaço na lagoa. Fizemos nosso churrasquinho, tomamos banho e ainda garantimos uma sombra para a soneca da tarde. É um paraíso! — resumiu, prometendo voltar.
Repleta de árvores em toda a extensão, a área também é gramada e tem espaço para camping. Mas boa parte dos turistas fica apenas durante o dia. Foi o caso da família Fel, de Palmares do Sul, que aproveitaram para registrar o momento com fotos dentro da água. Foi a filha, a técnica de enfermagem Natieli Bueno, 24 anos, moradora de Osório, que levou os pais, Cláudio e Rosi Fel, e os irmãos, Matheus e Bruno, para o passeio.
— Até a temperatura é mais amena aqui. Fica a certeza de que voltaremos — garantiu Natieli.
Programe-se
- Endereço: é preciso passar pela área central de Osório. A entrada para a lagoa fica na estrada OS-010, próximo ao número 2.600. O acesso é asfaltado. Há uma placa indicativa no local.
- Infraestrutura: há quiosques com churrasqueiras, um bar e um trapiche, com acesso para embarcações.
Banho com segurança na água doce ou no mar
- Fique somente em locais onde há guarda-vidas.
- Não tome banho nas áreas onde há placas de perigo.
- Nunca nade sozinho.
- Pais não devem deixar menores nadarem sozinhos.
- Jamais consuma bebidas alcoólicas antes de mergulhar.
- Na água, não ultrapasse a altura da própria cintura.
- Evite tomar banho em locais com correntes, obstáculos e perto de desembocaduras de rios.
Fonte: Corpo de Bombeiros