Com a intenção de compartilhar momentos do filho com a família, Josiane Bertol Marques, 43 anos, criou o perfil @ttheobm no Instagram para Theo. O que ela não imaginava é que os vídeos do filho viralizariam tanto ao ponto de, atualmente, a página contar com mais de 1,4 milhão de seguidores.
Para lá de simpático, o gauchinho Theo conquista o público ao aparecer comendo com gosto os pratos saudáveis preparados pela mãe. E, para fazer jus ao apelido de "falante e comilão", o pequeno de dois anos e quatro meses também não hesita em pronunciar as palavras mais inusitadas — de "frango" até "maracujá" — em frente às câmeras.
A cirurgiã-dentista, que mora em Porto Alegre, conta que a introdução alimentar de Theo foi pensada em conjunto com uma nutricionista materno-infantil. Em casa, a hora de dar comida para ele tem algumas regras, como, por exemplo, não haver outras distrações em volta e dizer em voz alta o nome dos alimentos.
— Quero que fale o tempo inteiro o que ele está comendo, várias vezes. A questão da elaboração do prato foi a nutricionista que me orientou. É tudo comida simples, nada elaborado, mas com muita diversidade. Ele reconhecer os alimentos foi uma consequência de tudo isso — explica Josiane, que reforça respeitar o momento e filmar apenas alguns segundos das refeições.
Já sobre o incentivo à comunicação, a mãe do pequeno influenciador lista alguns fatores que foram fundamentais para que ele desenvolvesse a fala e o vocabulário. Entre eles, o esforço dos pais em narrar tudo o que faz com a criança (desde trocar a fralda até passar uma pomada), além de garantir a presença de música dentro de casa.
Os vídeos começaram a ser publicados quando Theo tinha 10 meses. A produção do conteúdo respeita os limites e vontades do pequeno.
— Se eu pego o telefone e eu vejo que ele fez uma birrinha, alguma coisa, eu largo e acaba. E não fico a refeição inteira filmando. Deixo o telefone meio de lado e começo a conversar com ele. Sempre digo que pego 10% do momento com ele. Se você conhecer, vai ver que ele é muito mais do que aparece na tela. É um avião — elogia a mãe.
O início da página tinha a intenção de compartilhar as fofuras do dia a dia do ainda bebê. Hoje, o objetivo é outro: incentivar os pais a introduzirem alimentos saudáveis na criação dos filhos e conversarem com os bebês, diz Josiane, que recentemente lançou um e-book com dicas da Organização Mundial da Saúde misturadas com relatos de sua experiência com Theo.
— Uma vez eu ouvi uma frase assim: tem que imaginar o bebê como se fosse você chegando na China sem saber falar o idioma. Tem que pensar que ele nasceu no mundo sem saber nada, sem saber o que é um dedo, o que é uma orelha. Tem que explicar tudo isso pra ele — resume ela.