A virada para o Ano-Novo costuma ser associada a festas regadas a espumantes, shows musicais, céu iluminado e contagem regressiva para o ciclo que chega em janeiro. Porto Alegre terá sua festa, mas, para quem está em outros Estados, confira os preparativos de réveillon de algumas capitais brasileiras.
As opções são das mais variadas e para todos os gostos e possibilidades financeiras. No Rio de Janeiro, os tradicionais shows de fogos de artifício terão como pano de fundo uma orquestra. Em São Paulo, apresentações sertanejas protagonizarão a festa.
Veja como será a virada em capitais pelo país
Rio de Janeiro
Organizada pela Riotur, empresa de turismo da capital fluminense, a festa de Réveillon terá um espetáculo de cores e figuras em 3D, representadas por corações duplos, círculos com estrelas e bombas inovadoras. Serão 12 minutos de queima de fogos, pela primeira vez, ao som de uma orquestra ao vivo, sob a batuta da maestrina Ludhymila Bruzzi.
Na Praia de Copacabana, serão dois espaços: o palco Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace, terá como atrações os shows de Nattan, Luísa Sonza, Gloria Groove, Ludmilla e a escola de samba Imperatriz Leopoldinense. O palco Samba, próximo à Rua República do Peru, terá shows de Teresa Cristina, Jorge Aragão, Diogo Nogueira, Belo e a escola de samba Unidos do Viradouro.
É esperado um público de 2 milhões de pessoas para os festejos. Para isso, a prefeitura carioca disponibilizará 144 profissionais de saúde, mais de 30 ambulâncias para atendimentos, 1,5 mil agentes e guarda municipais, além de 4,5 mil garis.
São Paulo
As comemorações de Réveillon, que começam na cidade com a famosa Corrida de São Silvestre, ainda pela manhã, terão shows variados na Avenida Paulista. Este ano, a celebração vai se interligar aos festejos de 470 anos que a capital paulista completa em 2024. O palco, entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra, terá 16 metros de largura, 20 de profundidade e 8 de altura.
O principal nome da virada será a dupla Chitãozinho & Xororó, responsáveis pela contagem regressiva para a chegada do novo ano. Outros artistas, como Cláudia Leitte, Zezé di Camargo, Ton Carfi, Escola de Samba Mocidade Alegre, Ellen Oléria, Ivo Meirelles, Max de Castro e Baile do Simonal convida Léo Maia, também participarão.
Florianópolis
Na capital catarinense, a noite será dividida em dois palcos: Beira-Mar Norte e Continente. No primeiro, a atração principal é o cantor Alexandre Pires, que se apresentará antes e depois da meia-noite. Antes dele, Apogeu, DJ Catarina e Jonatan Júnior esquentarão a noite.
Já o público do Continente terá a dupla Marcos e Belutti, além dos artistas Nosso Samba, DJ Léo Leite, Em Cima da Hora, Swing Manero e a dupla Felipe e Kainan, que subirá no palco já nos primeiros minutos de 2024.
A novidade para este Réveillon será a utilização de 330 drones em voos coordenados. A estrutura terá canhões de laser, além de projeções de imagens em cortinas d’água e uma cascata de fogos silenciosos (sem explosão) na Ponte Hercílio Luz.
Salvador
Como só os baianos sabem fazer, o Ano-Novo será comemorado em cinco dias que começam nesta quinta-feira (28) e seguem até a segunda-feira (1º de janeiro). Chamado de Festival da Virada, o evento terá shows em todos os dias com entrada gratuita na Arena Daniela Mercury, no bairro Boca do Rio. São esperadas 3 milhões de pessoas que poderão curtir mais de cem horas de música.
Entre as atrações, Anitta, Nattan, Parangolé e Durval Lelys, Olodum, Wesley Safadão, Léo Santana e Alok, Ana Castela, Claudia Leitte, Leonardo e Pabllo Vittar, Ivete Sangalo, Simone Mendes, Bell Marques e Jorge & Mateus e Família Gil, Daniela Mercury, Saulo e Timbalada.
A festa contará com dois módulos de saúde, sendo que um deles irá funcionar durante 24h. A operação terá 384 profissionais envolvidos, 30 leitos e quatro ambulâncias. Além disso, serão realizados atendimentos especializados com a realização de exames complementares de imagem, laboratório, raio-X e Eletrocardiograma.