O palco onde serão realizadas as atrações do Réveillon 2024 começou a ser montado esta semana no trecho 1 da orla do Guaíba, próximo à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. A estrutura possui 12 metros de largura por 10 metros de altura. Também serão instalados três painéis de led, sendo dois nas laterais e um no fundo do tablado. As alterações no trânsito da região podem ser consultadas no mapa mais abaixo. A festa será gratuita.
A celebração tem previsão de começar às 19h do dia 31 de dezembro com estimativa de encerramento às 3h de 1º de janeiro. Na hora da virada, o céu será iluminado por fogos de artifício. A duração do show de pirotecnia terá oito minutos. A atividade contará com o auxílio de balsa e respeitará a legislação estadual sobre ruídos.
Em torno do meio-dia desta quinta-feira (21), 10 operários trabalhavam na estrutura, que está cercada por tapumes pretos. Alguns estavam pendurados por cordas ajustando peças. Também era possível ver o local onde será o camarote e o espaço house mix, que abrigará o equipamento. Os gradis também já estão prontos para serem colocados ao longo Orla.
O aposentado Warley Mito, de 75 anos, caminhava nas imediações do palco. E diz que pretende prestigiar o Réveillon à beira do Guaíba.
— Vou vir aqui, mas não ficarei todo o tempo. Estarei recebendo amigos capixabas e pretendo trazê-los para conhecer a festa — compartilha.
O público que for até o local poderá acompanhar uma série de shows. Serão cinco atrações musicais gaúchas: o grupo Alma Gaudéria, a Escola de Samba Estado Maior da Restinga, campeã do Carnaval deste ano; os DJs Viny e Carol Teodoro, a banda de rock Reação em Cadeia e o grupo de rap Da Guedes. Em seguida, subirão ao palco os destaques nacionais, como o grupo de samba Fundo de Quintal e a banda de pagode diPropósito.
A festa de Réveillon é organizada pela prefeitura de Porto Alegre em parceria com a GAM3 Parks, responsável pelo trecho, que tem sido aproveitado para shows, assim como pelo Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
Como será a festa
Segurança — O evento contará com esquema de segurança composto pela Brigada Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil e Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança. Também haverá segurança privada contratada pela GAM3 Parks.
Trânsito e transporte — A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) antecipa que haverá bloqueios e desvios em ruas e avenidas da região, como Mauá, Loureiro da Silva, Edvaldo Pereira Paiva, Bento Martins, Vasco Alves e na Rótula das Cuias.
Transporte por aplicativos — O ponto para embarque e desembarque será na Avenida Loureiro da Silva, próximo ao prédio da Receita Federal.
Estacionamento — Serão 1,5 mil vagas disponíveis no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, com acessos pela Casa do Gaúcho, Rótula das Cuias e Avenida Augusto de Carvalho.
Limpeza — Após a festa, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalharão nas avenidas e ruas próximas, enquanto a GAM3 ficará responsável pela limpeza do trecho 1 da Orla.
Banheiros químicos — Mais de 130 banheiros químicos estarão disponíveis na Avenida Edvaldo Pereira Paiva.