O 1º Grande Mutirão Tampa Fome, organizado pela Organização Não Governamental (ONG) 101 Viralatas, acontece até as 18h deste sábado (20), no entorno da loja Alegrow, localizada perto da Usina do Gasômetro, na orla do Guaíba, em Porto Alegre. Voluntários estão recolhendo tampinhas de garrafas pets, de pastas de creme dental, de frascos de remédios, de desodorante, de margarina, de canetas e de potes em geral. No local, também são recolhidas doações para cães e gatos.
— Este evento gera renda para a ONG, para que possamos redirecionar para os animais e ainda ajudamos o meio ambiente — destaca a presidente da 101 Viralatas, Vladete Orestes Vieira, que acompanhava a ação neste sábado.
O público passava pelo local, onde também havia o estande do brechó com produtos da ONG à venda, e deixava suas contribuições enquanto aproveitava para passear, tomar chimarrão ou correr na orla.
O casal Jorge Luis Statquevios, 58 anos, e Rosane Statquevios, 61, levou seis garrafas de plástico, com capacidade para 5 litros cada, cheias de tampinhas para doação, além de sacolas abarrotadas pelos mesmos itens.
— Sempre juntamos tampinhas para ajudar na alimentação e na castração dos cachorros — disse Rosane, contando que os dois possuem em casa uma cadela da raça Border Collie chamada Lua.
— Essa ação é uma maravilha — acrescentou Jorge, citando que a filha também junta o material para ser encaminhado para doação.
O casal Felipe Kubiak e Jéssica Martins, ambos de 29 anos, chegou com 10 garrafas plásticas de 5 litros carregadas de tampinhas.
— A gente conheceu o trabalho da ONG pelo Instagram. Sou dinda de um cachorrinho, o qual ajudo com alimentação, tosa e qualquer problema de saúde — comentou Jéssica.
Quem percebia a movimentação e o vaivém de gente pelo local parava para observar a separação das tampinhas e a organização do material em sacos de batatas com capacidades para até 20 quilos. Em torno das 11h30min, a ONG já havia enchido mais de 20 sacos desse tipo com tampinhas.
— Acho muito interessante a reciclagem, não só das tampinhas, mas de tudo o que se possa evitar de ser jogado na natureza. No meu condomínio, separamos as tampinhas para reciclagem pela cor — contou Julio Stoever, 59.
Se a meta de arrecadação chegar perto das 4 toneladas de tampinhas, representará um valor de cerca de R$ 15,3 mil, o equivalente ao consumo mensal de ração dos cães adultos atendidos pela ONG.
— Vendemos o que arrecadamos, pois somos cadastrados no programa Tampinha Legal — esclarece a voluntária Aline Orestes Vieira, compartilhando a felicidade de todos os envolvidos na ação.
— Nossa expectativa de arrecadação de material é de 4 toneladas — conclui o voluntário Matheus Andrade.
No site oficial da ONG, é possível acessar os endereços com os pontos de coleta de tampinhas tanto em Porto Alegre como na Região Metropolitana. Neste sábado, além da Alegrow, há pontos no 360 POA Gastrobar, no Sunset Poa Orla do Guaíba e em outros estabelecimentos da orla.
Saiba mais
A Associação 101 Viralatas é uma ONG que atua na causa animal, resgatando animais abandonados e vítimas de maus-tratos na Região Metropolitana da Capital. Atualmente, a ONG abriga 284 animais, entre cães e gatos que foram resgatados de situação de risco ou abandonados à própria sorte.