Moana escapou da morte, mas não do abandono: os antigos tutores se mudaram depois que a casa onde eles moravam foi atingida por um incêndio; não levaram a cachorra. O pouco que se sabe da gata Cristal é que ela foi encontrada abandonada quando filhote, há quatro anos. As duas estão entre os cerca de 350 animais mantidos pela ONG 101 Viralatas, do bairro Santa Cecília, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.
A instituição fez das duas as “estrelas” do calendário 2023, elaborado para captar recursos para a manutenção do espaço. A cachorra teve a foto estampada na folha de março; a gata, em setembro.
Mas quem abrir o material não encontrará a dupla com os nomes “verdadeiros”: no calendário, Moana é a “Cachorrita Lee”, e Cristal, a “Cat Perry”, trocadilhos que fazem referências às cantoras Rita Lee e Katy Perry.
Para a foto, Moana foi fantasiada com peruca e óculos vermelhos, inspirada na artista brasileira. A gata Cristal recebeu uma peruca azul, que imita o tom de cabelo já usado pela cantora dos Estados Unidos.
Os outros 10 artistas do material:
- Zeca Padoguinho (Zeca Pagodinho)
- Dog Marley (Bob Marley)
- AMIAUnihouse (Amy Winehouse)
- Cãozuza (Cazuza)
- Lady Gata (Lady Gaga)
- AuAuceu Valença (Alceu Valença)
- Madogonna (Madonna)
- RAU Seixas (Raul Seixas)
- AuAucione (Alcione)
- Cãoetano Veloso (Caetano Veloso)
A criatividade do calendário não termina na adaptação dos nomes. Cada integrante tem um trecho inspirado em sucessos dos artistas humanos. O Cãozuza, por exemplo, diz o seguinte: “Paixão cruel, desenfreada, te trago mil roupas rasgadas”, referência à música “Exagerado”.
AuAuceu Valença dispara “Tu vens chegando pra brincar comigo no quintal” na paródia de “Anunciação”. A brincadeira com a letra é feita também com canções em inglês: AMIAUnihouse canta “Tentaram me deixar sem ração, mas eu disse não, não, não”, para homenagear o refrão de “Rehab”, de Amy Winehouse.
— Os animais são nossas estrelas, e queríamos homenageá-los. E, ao mesmo tempo, pensamos em prestar homenagens a artistas que todos conhecem, que são maravilhosos. A ideia foi criar algo divertido, que você olha e sorri, que causa um momento de relaxamento no dia. Queremos que o calendário faça a pessoa chegar à ONG. Esse é o nosso foco principal — diz o dono da ideia, Matheus Andrade, 24 anos, que trabalha com a comunicação da ONG.
A 101 Viralatas foi fundada em 2009 por Aline Vieira, 42 anos. Segundo ela, a instituição tem gasto médio mensal na casa dos R$ 90 mil, valor custeado sem recursos públicos: as despesas são pagas com dinheiro de doações (veja abaixo como contribuir) e ajuda de empresas parceiras.
— São mais de quatro toneladas de ração por mês. Recebemos muitas solicitações de resgates e cuidados, castrações, atendimentos veterinários. Há tutores que não podem pagar o tratamento do seu animalzinho. Temos uma clínica aqui, duas veterinárias contratadas na ONG. São muitas despesas — conta Aline.
Por isso, para reforçar o caixa, todo os anos, a 101 Viralatas prevê a criação de um calendário para captar recursos. O planejamento é que a comercialização comece no último mês de cada ano. Assim, em outubro de 2022, Matheus começou a pensar no assunto do material para 2023. O de 2022 tinha sido inspirado em moda, com alusões a grifes famosas. Para o deste ano, ele decidiu usar a música como mote. Ele conta ser fã de alguns dos artistas homenageados desde criança. A primeira ideia do trabalho foi a AuAucione:
— Pensei: "Ah, meu Deus, e agora? Como vou criar mais 11?" Comecei a ouvir muita música e olhar fotos dos nossos bichinhos, e então as ideias começaram a surgir. No fim, consegui todos os nomes e ainda ficaram dois de fora: Icat Sangalo (Ivete Sangalo) e CachoRuPaul (RuPaul).
Escolhidos os nomes que entrariam no calendário, faltava definir quais animais representariam os artistas. Os envolvidos no dia a dia da ONG começaram a buscar quem mais “se parecia” com os homenageados.
— A ideia era conseguir, com todo o respeito (ele dá ênfase à ideia de ser uma homenagem), um animalzinho que se aproximasse das características físicas do artista. Por exemplo: para um cantor que é negro (Bob Marley), nós pegamos um cachorro preto. Para um artista que é mais magrinho, pegamos um cachorro mais magro — explica Matheus.
Com os 12 personagens prontos, os animais foram fotografados por Taty Larrubia, da Amora Imagem, voluntária da ONG, com fantasias e adereços que pudessem deixar os pets mais parecidos com os músicos. A ponta que faltava para finalizar o projeto antes de imprimir o material na gráfica era o nome do calendário.
No início, o dono da ideia pensou em “Festival dos Cachorros” ou “Pet Festival”, mas, “do nada”, como define, surgiu "Spetfy”, uma mescla da plataforma de músicas Spotify e a palavra “pet”. Todos os “artistas“ do calendário de 2023 da ONG podem ser adotados, desde que cumpridos os requisitos exigidos pela instituição.
— Brinco que todos os animais do calendário querem fazer sua última turnê. E a última turnê que eles querem fazer é ir para a casa de alguém que deseja adotá-los — finaliza Matheus.
Como comprar o calendário
O calendário custa R$ 20 e a ONG 101 Viralatas envia o material pelos Correios, se for necessário. A organização aceita doações; veja neste site como ajudar. Também é possível contribuir com tampinhas de garrafas.
- Site: 101viralatas.com.br
- Instagram: @101viralatas
- WhatsApp: (51) 99431-9350
Onde comprar o calendário da ONG em Porto Alegre:
- Brechó 101 Viralatas, Rua dos Andradas, 1560 - Loja 16 - Estação Malcon, Centro
- Café Cantante, Rua Fernandes Vieira, 615, Bom Fim
- Med Gastronomia, Avenida Independência, 891, Independência
- Leiteria 639, Avenida Venâncio Aires, 639, Santana
- Leiteria 639, Rua 24 de outubro, 1539, Auxiliadora
- Petshop Molecão, Avenida Professor Oscar Pereira, 2357, Glória
- Petshop Molecão, Avenida da Cavalhada, 2235, Cavalhada
- Nosso Tap Room, Rua Conselheiro Travassos, 203, São Geraldo
- Veterana Komtainer, Avenida Plínio Brasil Milano, 1609, Bela Vista
- Brechó da Sharla Rua Anita Garibaldi, 1143/307, Mont'serrat
- Kate Pet Avenida Nilo Peçanha, 3228, Chácara das Pedras
- Kate Pet Rua Quintino Bocaiúva, 1362, Rio Branco
- Aerogare Loja Avenida Cristóvão Colombo, 2149, Floresta
- Misses Cakes Avenida Panamericana, 988, Jardim Lindóia
- Misses Cakes Alameda Sebastião de Brito, 147, Boa Vista