Atualizado com motor turbo, mais tecnologia e melhor comportamento, o novo Peugeot 2008 cresceu, ficou mais robusto e equipado. O utilitário esportivo também avançou no espaço e no conforto. Com três versões, traz a nova identidade visual da marca francesa.
O Peugeot 2008 2025 tem preço promocional até o final de agosto de R$ 119.990, na versão de entrada Active, R$ 129.990, na intermediária Allure e R$ 149.990, na topo de linha GT.
O visual e o interior típicos da marca francesa, o novo conjunto propulsor com motor turbo flex e câmbio automático contínuo variável valorizam o 2008. A versão GT é bem completa e traz avançada tecnologia e recursos eletrônicos de apoio à condução e à segurança.
As tradicionais três garras verticais com as luzes diurnas (DRL) em LED da nova assinatura luminosa são integradas no para-choque. O novo logotipo da marca é destacado no centro da grade frontal que tem tratamento em preto brilhante ou na cor da carroceria, conforme a versão.
As rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas, as maçanetas externas na cor do veículo e as capas dos retrovisores em preto brilhante marcam as laterais. As barras no teto também são em preto brilhante. No GT, o teto é biton na cor preta.
As lanternas traseiras em LED com a reinterpretação das três garras destacam a assinatura luminosa. Uma faixa em preto brilhante com o lettering Peugeot liga as lanternas. As luzes de ré e os sinalizadores também são em LED.
Com 4,309 metros de comprimento, 1,776 metro de largura e 1,548 metro de altura, a distância entre eixos é de 2,612 metros. O porta-malas do 2008 leva 419 quilos.
O novo acabamento interno escurecido combina tecido, couro e detalhes cromados e em preto brilhante. O volante Sport Drive multifuncional com as bases achatadas traz os novos logotipo da marca. No GT, as costuras são na cor verde e o novo emblema da versão na base.
O painel conta com revestimento carbon em todas as versões. O acabamento e o estilo dos bancos variam de acordo com a configuração. Mesclam tecido e couro, revestimento 100% em couro, ou alcântara.
Renovado, o quadro digital de instrumentos com tela de 10 polegadas é personalizável e permite configurar as informações desejadas pelo condutor. Nas versões Active e Allure o quadro é em 2D e no GT é em 3D e tecnologia holográfica.
Atualizado, o sistema de entretenimento Peugeot i-Connect conta com tela de 10,3 polegadas sensível ao toque e comando por voz. Interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio, mostra também as imagens das câmeras 360º. O multimídia possui, ainda, seis alto falantes (quatro alto falantes + dois Tweeters) e quatro entradas USB, sendo 3 USB-C e 1 USB-A.
O conjunto propulsor do 2008 combina o motor turbo 200 que gera de 125 cv (gasolina) a 130 cv (etanol) e força de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis com o câmbio automático tipo contínuo variável que simula sete velocidades. O conjunto permite três modos de condução: automático, manual (troca sequencial de marchas) e sport.
Pelos dados da Peugeot, o 2008 acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos e chega a velocidade máxima de 194 km/h. O consumo de combustível é de 12,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina e 8,6 km/l no trânsito urbano e 9,8 km/l no rodoviário.
Quatro airbags – dianteiros e laterais (no GT seis com mais dois de cortina), freios com ABS e distribuição eletrônica de frenagem, controles eletrônicos de estabilidade, de velocidade e limitador de velocidade, sistema Isofix, Hill Assist e freio de mão com acionamento elétrico são de série em todas as versões.
Preto Perla Nera, azul Quasar, cinza Artense (metálicas) e branco Nacré (perolizada) são as cores disponíveis para todas as versões. O cinza Selenium (metálica) é exclusiva para a versão GT.
Versões e preços
Peugeot 2008
Active - R$ 110.990
Volante multifuncional, quadro digital de instrumentos com tela de 10 polegadas 2D, bancos em tecido e couro (ajuste de altura para o motorista), multimídia com tela de 10 polegadas, espelhamento sem fios, câmera de ré e quatro portas USB, seis alto falantes, controle eletrônico e limitador de velocidade, ar-condicionado automático digital, freio de estacionamento eletrônico, acendimento automático dos faróis, sensores de chuva e de estacionamento traseiro, quatro airbags, assistente de partida em rampa. Também faróis em LED com sinalizadores halogênios, luzes diurnas (DRL) em LED com efeito tridimensional, grade com acabamento em preto brilhante, rodas de liga-leve de 17 polegadas, entre outros.
Allure - R$ 129.990
Acrescenta acesso por aproximação, partida por botão, bancos revestidos em couro, recarga do celular por indução, câmeras com visão 360º, alerta de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro e retrovisores externos com rebatimento elétrico, entre outros.
GT - R$ 149.990
Mais revestimento em couro, costuras em verde no volante, painéis e bancos, quadro digital de instrumentos em 3D, teto solar panorâmico, alertas atrás do volante para troca sequencial de marchas, soleiras de alumínio com logotipo Peugeot, tapetes com bordado GT e pedaleiras de alumínio. Também conjunto óptico em LED, grade dianteira na cor da carroceria e teto em preto. Ainda airbags de cortina, alertas de colisão frontal e de mudança de faixa com correção, frenagem autônoma de emergência, computador automático de farol alto, leitor de placas de velocidade, entre outros.
Na estrada
O novo conjunto propulsor, a direção elétrica e os ajustes da suspensão garantiram bom comportamento do 2008 na breve avaliação durante o lançamento. O Peugeot 2008 GT rodou tranquilo dentro dos limites de velocidade na região de Barra de Santo Antônio (AL). O conjunto propulsor, o mesmo que equipa o Fiat Pulse e o Peugeot 208, garantiu potência e força adequadas nas retomadas de velocidade, o que garantiu ultrapassagens seguras.
A direção elétrica, a suspensão e os recursos elétricos de auxilio à condução garantiram o perfeito controle do utilitário esportivo. Nas velocidades mais elevadas e trechos sinuosos, a oscilação da carroceria, apesar da altura do utilitário esportivo foi mínima.
O editor viajou a convite da Peugeot.