Os novos Mercedes-Benz EQE 350+, nas versões Sedan e utilitário esportivo, e o EQS 450 4Matic utilitário esportivo chegam ao Brasil. Com os novos modelos, a marca alemã tem a maior gama de veículos 100% elétricos de luxo no país. Ao todo, são sete opções entre sedãs e utilitários esportivos. Disponíveis nas concessionárias por encomenda, os preços sugeridos são de R$ 649.990, no Mercedes-Benz EQE 350+ Sedan, R$ 649.900 no EQE 350+ SUV, e R$ 939.900 no EQS 450 4Matic SUV.
As novas versões EQE 350+ Sedan & SUV chegam em substituição as anteriores a EQE 300 com mais potência e maior autonomia. O sedã e o utilitário esportivo Mercedes trazem diversos equipamentos de conforto, entretenimento e segurança.
Acesso por aproximação e partida por botão, sistema MBux com tela de 12,8 polegadas OLED interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos, som Burmester Surround Sound System 3D são de série. Também ar-condicionado Thermotronic, bancos revestidos em couro, os dianteiros esportivos e ajustes elétricos, recarga do celular por indução, luzes ambiente e teto solar panorâmico.
O pacote de serviços Mercedes me Connect permite comandos de diversas funções e acompanhamento do veículo por aplicativo de celular. Também receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma automática e digital.
O sistema de apoio à condução Distronic Plus conta com assistências ativa de distância, de frenagem, de manutenção de faixa e assistência de limite de velocidade e de estacionamento com Parktronic e câmera 360º. Também apoio para manobras evasivas, sensores traseiros para manutenção de faixa, entre outros.
O sedã e o utilitário esportivo contam com o motor elétrico traseiro que gera 292 cv, mais 44 cv em relação ao antecessor e força (torque) de 57,61 kgfm. A velocidade máxima dos dois modelos é de 210 km/h limitada eletronicamente.
A bateria de íons de lítio também possui nova capacidade de 96 kWh ganhou mais 7 kWh. A autonomia do sedã é de até 421quilômetros com uma carga pelo ciclo Inmetro e de 406 quilômetros no utilitário esportivo.
A recarga pode ser feita com corrente alternada monofásica ou trifásica e uma capacidade de recarga máxima de até 22 kW (CA) / 170 KW (CC). A garantia da bateria é de 10 anos ou 250 mil quilômetros.
O sistema de esterçamento do eixo traseiro é de até 4,5º no sedã e até 10° no utilitário esportivo.
Tração integral e sete lugares
A nova versão do EQS 450+ SUV recebeu sistema de tração integral 4Matic. O Torque Shift otimiza e distribui a força entre os dois motores elétricos – dianteiro e traseiro – de forma contínua conforme a demanda e a eficiência. A distribuição do torque é controlada em cinco modos: eficiência, recuperação, tração, escorregadio ou fora-de-estrada.
O conjunto propulsor combina dois motores elétricos, um em cada eixo, com 360 cv de potência e força (torque) de 81,5 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 6,1 segundos e a velocidade máxima de 210 km/h limitada eletronicamente. A autonomia é de 470 quilômetros pelo ciclo Inmetro.
Com 5,125 metros de comprimento; 2,157 metros de largura e 1,718 metro de altura, a distância entre eixos é de 3,210 metros. O porta-malas leva de 645 litros a 2,1 mil litros com os bancos rebatidos.
Pacote AMG Line externo e interno, faróis digital light, acesso por aproximação e partida por botão, o EQS 450 traz de série o sistema de entretenimento MBUX Hyperscreen com telas de OLED de 17,7 polegadas no console central e de 12,3 polegadas para o passageiro, interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos, navegação com realidade aumentada, Burmester Surround Sound System 3D e recarga do celular por indução.
Head up display, assentos revestidos em nappa e ar-condicionado Thermotronic dianteiro e traseiro, teto solar panorâmico e terceira fila de assentos também são de série.
Os assistentes ativos de direção, de distância distronic, de manutenção de faixa, de apoio para manobras evasivas e de estacionamento com parktronic e câmera 360º e sensores traseiros para manutenção de faixa, entre outros, também são de série.