O Civic híbrido avança no comportamento, na segurança e na economia de combustível. O sofisticado acabamento valoriza interior premium do sedã Honda. O conjunto propulsor, com um motor a combustão e dois elétricos, garante ótimo desempenho. O Honda Civic Híbrido tem preço sugerido a partir de R$ 265.900.
O bom Civic ficou ainda melhor. O visual e o interior ousados ganharam linhas elegantes e sóbrias que remetem a um sedã tradicional. Os avanços do conjunto propulsor híbrido e dos recursos eletrônicos de auxílio à condução foram acompanhados pelo baixo consumo de combustível.
Os faróis afilados full LED, as luzes diurnas (DRL) e as lanternas em LED separadas destacam a frente e as linhas do para-choque. O capô mais baixo e a ampla área envidraçada criam um conjunto que dá a impressão de o Civic ser maior. As rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 215/50R 17 91V marcam as laterais. Na traseira, as lanternas também em LED invadem o porta-malas.
Com 4,679 metros de comprimento, o sedã cresceu 4,2 centímetros. A largura de 1,802 metro e a altura de 1,432 metro são as mesmas. A distância entre eixos aumentou 3,5 centímetros e passou para 2,735 metros, o que ampliou o espaço interno. O porta-malas leva 495 litros.
Acesso por aproximação, partida por botão e volante multifuncional, o interior destaca as linhas horizontais do painel, o quadro de instrumentos e os difusores de ar ocultos. O console central inclui porta-copos ao lado das teclas de comando da câmbio e espaço para recarga do celular por indução.
O novo quadro digital de instrumentos de 10,2 polegadas é colorido e personalizável. Mostra diversas informações do gerenciamento do veículo e do sistema híbrido com nível de energia armazenado/regenerado e gráfico do fluxo de energia do conjunto propulsor em tempo real.
A multimídia com tela de nove polegadas sensível ao toque e comando por voz é intuitiva e tem navegação integrada. Interativa com Android Auto, Apple Car Play e aplicativos, também comanda funções como sistema de áudio. Os bancos dianteiros têm comandos elétricos. O ar-condicionado é de duas zonas com difusores frontais camuflados. O banco traseiro tem encosto rebatível, difusores de ar e tomadas USB. O teto solar tem acionamento elétrico.
O myHonda Connect reúne informação, segurança e controle do veículo por aplicativo no celular. São notificação de segurança (acidente), detecção remota de falha, localização do veículo estacionado, verificação remota das portas, janelas, luzes e calibragem dos pneus, além do diagnóstico geral. Permite ainda operação remota do ar-condicionado, ligar o motor, destravar e travar portas e acionar buzinas e luzes, entre outros.
Três motores
O conjunto propulsor combina o motor elétrico de 184 cv e força (torque) de 32,1 kgfm com o 2.0 de ciclo Atkinson e injeção direta a gasolina de 143 cv e 19,1 kgfm. O segundo motor elétrico é gerador de energia para o conjunto de baterias de íons de lítio, posicionado sob o assento do banco traseiro.
O sistema e:HEV tem três modos de condução - EV Drive 100% elétrico, Hybrid Drive elétrico e combustão e Engine Drive somente combustão. Este último atua em situações de velocidades mais altas. O condutor conta ainda com o Drive Mode, que permite a seleção entre Normal, Sport, Eco e Individual.
Apoio à condução
O sistema de segurança Honda Sensing reúne recursos de auxilio à condução como controle eletrônico de velocidade adaptativo, estabilidade e tração, sistemas de frenagem para mitigação de colisão (detecta e identifica pedestres e veículos), de assistência de permanência em faixa e de mitigação de evasão de pista.
Com oito airbags – frontais, de cortina e quatro laterais –, o Civic conta ainda com assistente de partida em rampa, acionamento de luzes de emergência em frenagens severas, alerta de baixa pressão dos pneus, câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento na dianteira e na traseira, entre outros recursos.
Nas ruas e estradas
A potência e a força do conjunto propulsor híbrido garantiram ótimo desempenho ao Civic. O sistema hibrido da Honda aproveitou ao máximo as características de cada motor. O elétrico atua em baixas velocidades. O motor a gasolina nas velocidades mais altas.
Nas ruas, o comportamento foi típico de motores elétricos com respostas rápidas, o que garantiu arrancadas e ultrapassagens eficientes e seguras sem comprometer o consumo de combustível.
Nas estradas em velocidade aproximada de 100 km/h, foi a vez da passagem imperceptível para o motor a combustão, que mostrou sua eficiência.
As respostas dos dois motores foram imediatas ao acelerador e facilitaram acompanhar o fluxo urbano e rodoviário. A direção progressiva garantiu perfeito controle com o Civic sempre na mão independente da velocidade.
No trânsito urbano ou rodoviário, a suspensão tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira garantiu perfeita estabilidade. Bem calibrada, absorveu as irregularidades do pavimento, buracos e lombadas sem comprometer o conforto interno. O ótimo isolamento acústico e o sistema de cancelamento ativo de ruído garantiram o silencio interno mesmo em velocidade.
Na autoestrada Porto Alegre – Osório e na Estrada do Mar ou nos trechos sinuosos entre Taquara, Gramado e Canela permitiu rodar tranquilo. Os recursos elétricos de apoio à condução e a segurança facilitaram a condução, em especial o controle eletrônico de velocidade adaptativo.
O consumo de combustível pelo Inmetro é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada. Durante a avalição, os resultados superaram a expectativa. No trânsito urbano, nossas médias ficaram entre 17,3 km/l a 20,3 km/l. Na estrada, em velocidade constante de 80 km/h variaram de 17,6 km/l e 21,9 km/l e de 16,2 km/l a 19,3 km/l.
No trecho de 320 quilômetros, da Zona Sul de Porto Alegre à Serra Gaúcha e retorno à Capital, a média foi de 21,7 km/l.
Conclusão
O Civic híbrido combina as características de um ótimo carro a combustão com as vantagens de um veículo elétrico. Com visual mais sóbrio e linhas arredondadas, o agora sedã Honda avança no comportamento, na segurança e na economia de combustível.
O sofisticado acabamento com couro e materiais macios valoriza o interior premium e o conjunto propulsor híbrido o ótimo desempenho. Também o novo quadro digital de instrumentos, a central multimídia e o myHonda Connect, que permite acompanhar e comandar diversas funções pelo celular.
A segurança foi aperfeiçoada com o Honda Sensing que reúne recursos eletrônicos de auxilio à condução e aumento da segurança.
Importado da Tailândia, como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar o uso e o custo-benefício do Civic híbrido em relação aos concorrentes.