O efeito do carnaval passou e o país retorna ao normal com as águas de março fechando o verão. Março foi positivo para a venda de veículos na comparação com fevereiro mas negativo na comparação com o mesmo período de 2023. A Fiat manteve a rotina de líder do mercado e o Volkswagen Polo passou a picape Strada e foi o carro mais vendido no país. Das chinesas, a BYD manteve a 10º posição e a GWM foi a 16º colocada à frente de marcas tradicionais.
— Os segmentos de maior volume vêm acumulando resultados consistentes neste início de ano, impulsionados, principalmente, pela melhora no ambiente de crédito — destaca o presidente da Fenabrave (entidade dos concessionários), Andreta Jr.
O executivo revela que o crescimento sobre as vendas diárias sobre março de 2023 foi superior a 13%. No trimestre, a evolução foi de quase 18%, o que para ele demonstra o bom momento do setor automotivo.
Com o ciclo de cortes de juros promovidos pelo Banco Central já houve o aumento de 15% na aprovação de crédito e a inadimplência estabilizou.
— Quando tem uma queda na taxa de juros, o mercado consegue alongar o prazo de financiamento — diz Andretta Jr.
Os automóveis adquiridos por meio de empréstimos correspondiam a cerca de 52,6% do total de veículos vendidos em fevereiro de 2023 – proporção que passou para 56,7% do total em fevereiro deste ano. Com a queda da taxa de juros, a tendência é de que o volume volte de 60%, 70% do total.
Fabricantes e marcas
A Fiat manteve a liderança com 36.113 emplacamentos e participação no mercado de 20,7. Com quase seis mil unidades à frente da segunda colocada, a Volkswagen, a montadora de Betim teve três carros entre os dez mais vendidos no mês.
Em picapes, a marca lidera com 40,9% de participação e 13.948 unidades, com destaque para a Strada, com 68,4% de market share, e a Toro, com participação de 41,2% em sua categoria.
No trimestre a Fiat teve 101.512 emplacamento com participação de 20,9% e mais de 24 mil unidades à frente da segunda colocada. Também colocou três modelos entre os dez mais vendidos: a Strada emplacou 26.580 unidades com participação de 5,5%, o Argo, 18.053 e 3,7%, e o Mobi 14.665 e 3%.
A Volkswagen fechou março com 30.817 registros e 16,04% do mercado, seguida pela General Motors com 21.289 emplacamentos e 11,78%. Toyota com 14.674 unidades e 8,68% foi a quarta e a Hyundai, com 10.957 e 7,72% fechou o ranking das cinco marcas mais vendidas.
As chinesas mantiveram em março as mesmas posições de fevereiro. A BYD foi a décima com 6.100 emplacamentos e 3,5% de participação, apenas 269 unidades e 0,2 pontos percentuais atrás da Honda, que foi a nona com 6.369 registros 3,7%. A BYD ficou à frente de marcas tradicionais como a Caoa Chery, Citroën, Ram, Ford, Mitsubishi e Peugeot.
A GMW manteve a 16ª posição com 1.698 registros e 1% de participação, apenas 43 unidades atrás da Mitsubishi com 1.741 registros e também 1% do mercado. No trimestre, a chinesa passou a japonesa com 5.728 unidades e 1,19% de participação. Exatamente mil unidades à frente da Mitsubishi com 4.728 registros e 0,97% de mercado.
Automóveis e comerciais leves
Os 187.729 automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus emplacados em fevereiro representaram o crescimento de 13,64% sobre fevereiro e queda de 5,61% sobre o mesmo mês de 2023. Foram 175.982 automóveis e comerciais leves, mais 13,34% na comparação com fevereiro e menos 5,67% com o mesmo período do ano anterior. Os 11.747 caminhões e ônibus caminhões representaram o saldo de 18,33% sobre fevereiro e o tombo de 30,34% na comparação com março de 2023.
O registro de 137.889 automóveis cresceu 14,62% na comparação com fevereiro e caiu 5,65% com o mesmo mês de 2023. Já os comerciais leves tiveram 38.093 emplacamentos, mais 8,94% em relação ao mês anterior e menos 5,72% sobre 2023.
A venda no varejo, destinadas ao consumidor final, foi de 92.058 veículos, menos 2,7% em comparação a março de 2023. A venda direta para locadoras, frotistas, taxistas, pessoas com deficiência (PcD) e produtores rurais somou 82.701 unidades e queda 10,1% se comparado ao mesmo período do ano anterior.
No primeiro trimestre de 2024 ocorreram 514.517 emplacamentos, mais 9,1% em relação a igual período de 2023. Foram 483,303 automóveis e comerciais leves com crescimento de 10,66%. Já os 31.214 caminhões e ônibus representaram a queda de 10,34%.
O Volkswagen Polo passou a Fiat Strada como o carro mais vendido no mês e no resultado acumulado do ano. O hatch VW teve 11.943 emplacamentos em março enquanto a picape Fiat, líder dos últimos três anos, ficou com 9.990 registros. O Chevrolet Onix foi o terceiro com 7.753.
Dos 25 carros mais vendidos, 11 foram utilitário esportivos, puxados pelo Volkswagen T-Cross, com 5.462 registros e que ficou em quinto na geral. O Nissan Kicks foi o segundo e sétimo na geral com 5.034 unidades, seguido pelo Chevrolet Tracker, oitavo na geral com 4.711 emplacamentos.
Apenas com um mês de lançamento, o BYD Dolphin Mini foi o carro elétrico mais vendido no país com 2.469 registros e 25º na geral. O BYD Dolphin foi o 34º com 1.707 emplacamentos e o BYDSong Plus o 37º com 1.450 unidades. Da GWM, o Haval H6 ficou em 43º com 1.097 registros.
Dos dez carros mais vendidos em março, três foram Fiat (Strada, Argo e Mobi) e Volkswagen (Polo, T-Cross e Saveiro), dois Chevrolet (Onix e Tracker), e um Hyundai (HB20) e Nissan (Kicks).