O Corolla Cross, Eclipse Cross e Tracker serão os protagonistas da Stock Car 2025. A próxima temporada trocará os atuais sedãs por quatro utilitários esportivos, dos quais dois - o Toyota e o Chevrolet - já eram conhecidos. A Mitsubishi confirmou sua participação com o Eclipse Cross nas pistas até 2027.
A tradição esportiva da Mitsubishi na participação e promoção de ralis reforça sua presença com o retorno à Stock Car com o Eclipse Cross nas próximas três temporadas. A volta à principal categoria do automobilismo nacional ocorre após 16 anos. A japonesa participou na categoria entre 2005 e 2008.
A Stock Car Pro Series é uma das principais categorias do automobilismo brasileiro. No final de 2023, a organizadora da competição anunciou profundas modificações a partir da temporada de 2025.
As trocas da bolha (carroceria), que remete ao modelo original de fábrica, e do conjunto propulsor estão entre as principais mudanças. Os carros continuarão montados sobre o chassi tubular mas o visual será dos utilitários esportivos.
No final de 2023, a General Motors confirmou a troca do Cruze pela Tracker e a Toyota do Corolla pelo Corolla Cross. Agora a Mitsubishi anunciou seu retorno com Eclipse Cross.
Mais leve e rápido
Ao anunciar as modificações, a Vicar, organizadora da Stock Car revelou que a temporada de 2025 terá a participação de quatro montadoras. A General Motors e a Toyota foram confirmadas à época e, agora a Mitsubishi. Serão 32 carros, dos quais oito para cada marca.
Os cupês e sedãs foram os modelos concorrentes da Stock Car desde a primeira prova realizada em 1979 no Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS). Acompanhando as tendências do mercado automobilístico com o avanço crescente dos utilitários esportivos e a que dos cupês e sedãs, adotará os novos modelos a partir de 2025.
Os dados técnicos dos novos carros não foram ainda divulgados. Foram lembrados o desenvolvimento do chassi e gaiola de segurança com aços especiais e detalhes técnicos para garantir que o carro fique mais leve e tenha um custo mais competitivo.
Construído com aço específico, o carro terá mais conectividade e captação de dados com foco em desempenho e segurança. Também ficará mais rápido e estável e adotará asa móvel em fibra de carbono.
Os atuais motores V8 a gasolina deverão ser trocados por um quatro cilindros a gasolina 2.1 turbo de 500 cv e força (torque) de 59,14 kgfm. O novo câmbio será semiautomático, sequencial de seis marchas e troca por aletas no volante e a tração traseira. Também a suspensão será nova.