O Peugeot 208 Style 2024 turbo ganha conforto, sofisticação e desempenho. O novo conjunto propulsor com motor turbo e câmbio automático contínuo variável e os ajustes na direção, suspensão e freios garantem ao hatch compacto mais potência, força e segurança. Bonito, e bem equipado. Rodamos 600 quilômetros pelas ruas e estradas gaúchas com o Peugeot 208 Style Turbo 200 CVT 2024, que tem preço de R$ 111.490.
A evolução do 208 turbo foi significativa em relação às versões com motor aspirado. O novo conjunto propulsor permitiu ao hatch compacto Peugeot enfrentar os principais concorrentes do seu segmento com motores turbo e transmissão automática, o Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 e o Volkswagen Polo.
O 208 Style turbo compartilha o conjunto propulsor com os Fiat Pulse, Fastback e Strada. Com a tecnologia MultiAir na admissão e injeção direta de combustível, o motor 1.0 turbo gera de 125 cv (gasolina) a 130 cv (etanol) e força (torque) de 20,4 kgfm com os dois combustíveis. A transmissão automática CVT simula sete velocidades e conta com o modo Sport.
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O motor e transmissão receberam programação exclusiva para o hatch Peugeot. A direção elétrica, a suspensão dianteira e os freios também foram ajustados para a versão turbinada. O comportamento dinâmico ficou mais equilibrado, com maior controle de rolagem.
O grupo óptico com faróis full LED, luzes diurnas (DRL) e lanternas em LED, as rodas de liga-leve diamantadas de 17 polegadas Bronx, o aerofólio, as lanternas traseiras também em LED ligadas por uma faixa preta e os logos de identificação, entre outros detalhes, personalizam o visual do hatch.
![PEUGEOT / Divulgação PEUGEOT / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/9/5/5/4/0/9/4_fd710e50e976db0/4904559_954d4f310eb6935.jpg?w=700)
Com acesso por aproximação e partida por botão e start/stop, tem sofisticado interior escurecido. O volante Sport Drive multifuncional, os bancos, os painel laterais das portas e o apoio de braço são revestidos em tecido, couro e alcântara com bordados em azul.
O quadro digital de instrumentos i-Copit 3D, o multimídia Peugeot Connect 10,3 polegadas interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio, o ar-condicionado digital, o Visiopak 180º, os quatro alto-falantes, as entradas USB-A e USB-C, a recarga do celular por indução e o teto solar panorâmico estão entre os equipamentos de série e do Pacote Excellente.
Pista, ruas e estradas
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As virtudes que o 208 turbo mostrou na pista da Fazenda Catuaba, no interior de São Paulo, no seu lançamento, foram provadas e ampliadas nas ruas e estradas gaúchas. Claro, a condução na pista permitiu acelerar forte e levar o carro próximo aos seus limites.
O novo conjunto propulsor e os ajustes na direção elétrica, na suspensão e nos freios revigoraram o hatch Peugeot. O ótimo comportamento em condições ideais de condução da pista do autódromo foi repetido no trânsito diário ou nas congestionadas rodovias gaúchas com o pavimento nem sempre em boas condições.
O 1.0 turbo liberou potência e força que animaram o 208 nas mais diversas condições de condução. Na cidade, o hatch turbo rodou bem melhor do que as versões aspiradas, sem forçar o motor e câmbio. Acompanhou o fluxo também sem a necessidade de pisar mais forte.
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Na estrada, os 125 cv do T200 a gasolina e a força de 20,4 kgfm garantiram respostas rápidas, facilitaram as retomadas de velocidade e as ultrapassagens em pista simples. Na autoestrada Porto Alegre-Osório, a BR/290, e na BR/101, sobrou potência, força e a vontade de acelerar.
Na pista, o modo Sport deixou o 208 mais rápido, mas a troca sequencial de marchas precisa ser feita pela palanca, o que retarda a mudança. O volante não tem as aletas que facilitariam o avanço ou redução e desestimula o uso do modo Sport.
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Os ajustes da direção permitiram o perfeito controle do carro e a suspensão recalibrada garantiu a estabilidade sem comprometer o conforto nas rodovias, mesmo em velocidades mais elevadas e curvas mais fechadas .
O nível de ruído interno, a vibração e a rolagem da carroceria foram mínimos. A suspensão absorveu as irregularidades do pavimento sem transmitir os efeitos para o interior. Os freios eficientes e os recursos eletrônicos facilitaram a condução.
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O consumo médio de combustível do 208 indicado pela Peugeot é de 12 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina. Com etanol, as médias, segundo a montadora, são 8,3 km/l e 9,8 km/l nas mesmas situações. O Style turbo acelera de 0 a 100 km/h em nove segundos e chega à velocidade máxima de 205 km/h com etanol.
Durante nosso teste, sempre com gasolina, as médias ficaram de 11,4 km/l a 13,2 km/l no trânsito urbano. Nas rodovias, em velocidade constante, variaram de 11,6 km/l a 18,1 km/l, a 80 km/h, e de 10,9 km/l a 15,1 km/l, a 110 km/h.
Conclusão
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Bonito, bem equipado e com bom conforto, o 208 Style 2024 avançou com o novo conjunto propulsor. O motor turbo, o câmbio automático contínuo variável e os ajustes na direção, suspensão e freios garantiram mais potência, força e segurança ao hatch Peugeot.
O conforto, a conectividade e a tecnologia avançaram mas foram os aperfeiçoamentos do conjunto propulsor e o comportamento que garantiram ao 208 Style turbo a competitividade em relação aos seus principais concorrentes, o Chevrolet Onix, o Hyundai HB20 e o Volkswagen Polo.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar o uso e o custo-benefício em relação às configurações de entrada e intermediária da família 208 e com os seus principais concorrentes.