O novo Golf chega aos 50 anos com design atualizado, conjuntos propulsores turbo a gasolina e diesel, híbridos leve e plug-in e avançada tecnologia. São nove configuração com recursos como conectividade integrado à inteligência artificial. O visual estreia o logotipo iluminado da Volkswagen na grade frontal e grafismos luminosos 3D nas lanternas traseiras em LED.
Lançado em 1974, o hatch médio Volkswagen soma mais de 37 milhões vendidas em todo o mundo, sendo 406 mil no Brasil. Na Europa, a encomenda do novo Golf será aberta nas próximas semanas e tudo indica que no futuro o icônico Volkswagen também chegará ao mercado brasileiro.
A nova gama valoriza o design exterior marcante na frente e traseira, a avançada central multimídia intuitiva integrada ao ChatGPT e os sistemas de propulsão. As opções híbridas plug-in rodam cerca de 100 quilômetros apenas com o motor elétrico.
Os faróis e as lanternas em LED, a grade e o para-choque redesenhados personalizam a frente dos novos Golf e Golf Variant. Na configuração topo de linha, os faróis IQ.LIGHT com função matrix de LED tem o facho principal de alta performance e alcance de até 50 metros.
As lanternas traseiras tridimensionais em LED são personalizáveis de acordo com as configurações das duas versões de carroceria.
Interior avançado
O sistema intuitivo de informação e entretenimento com nova interface e telas de 10,4 ou 12,9 polegadas sensível ao toque está entre os destaques do interior. Os controles de temperatura e volume são iluminados.
O volante multifuncional e o quadro digital de instrumentos de 10,2 polegadas foram atualizados. O novo assistente de voz IDA pode ser usado controlar funções como o ar-condicionado, telefone e sistema de navegação e acessar informações online.
O sistema de informação e entretenimento integra o chatbot ChatGPT baseado em inteligência artificial ao assistente de voz IDA e permite acessar a base de dados. Os ocupantes podem interagir com o carro utilizando linguagem natural e ouvir os resultados da pesquisa enquanto viajam. O head up display está entre os opcional.
Novos sistemas de assistência como a função Park Assist Plus aperfeiçoada facilitam as manobras de estacionamento do Golf que o comando do volante, do acelerador e do freio. O também novo Area View com visão de 360 graus com quatro câmeras facilita a visão do meio-fio e das marcações de vagas de estacionamento.
O novo Park Assist Pro permite ao condutor manobrar o veículo para dentro ou fora da vaga pelo smartphone. Se o espaço for muito apertado, o carro pode ser retirado da vaga de estacionamento remotamente.
As nove opções de configuração - híbrido leve (eTSI), híbrido plug-in (eHybrid e GTE), turbo a gasolina (TSI) e turbo diesel (TDI) – todas disponíveis já no lançamento. O Golf GTI ficou ainda mais esportivo com aumento da potência em relação ao modelo anterior.
Trajetória de sucesso
O primeiro Golf produzido em série saiu da linha de montagem da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, no final de março de 1974, com lançamento oficial em maio. O Golf como o Passat, o Scirocco e o Polo - marcou o início da era do motor e tração dianteiros. O sucesso foi rápido e o milionésimo Golf foi produzido lá em outubro de 1976.
Com sucessivos aperfeiçoamentos e atualizações nas sete gerações seguintes o Golf facilitou o acesso do padrão de tecnologia acessível para todos. Foram recursos como o conversor catalítico e itens de como o sistema de freios ABS, os airbags e o primeiro produto com tração integral permanente na linha VW.
Ao longo da sua trajetória, os designers transferirem o DNA da primeira geração para todos os seus sucessores, cultivando assim o clássico design do Golf. Versões derivadas, como o Variant, Cabriolet e Sportsvan vieram na sequência. O e-Golf, 100% elétrico, e os esportivos GTI, GTD, GTE e o topo de linha Golf R criaram seus espaços rapidamente.