A General Motors investirá R$ 7 bilhões no Brasil até 2024 para acelerar a mobilidade sustentável. Companhia norte-americana promete a maior transformação da marca no país e confirma seis lançamentos neste ano. Recursos fazem parte da primeira fase do novo ciclo de investimento e promoverão a renovação da linha de veículos, pesquisa e tecnologia, evolução das operações e a criação de novos negócios.
Os R$ 7 bilhões serão aplicados de 2024 a 2028 com foco na mobilidade sustentável. Além de veículos e tecnologias envolverão também a criação de novos negócios e atualização das fábricas que serão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis.
O novo ciclo de investimentos reforçará a competitividade da empresa e a sustentabilidade de suas operações e produtos. O anúncio ocorreu em Brasília (DF) pelo presidente da General Motors Internacional, Shilpan Amin e contou com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da GM América do Sul, Santiago Chamorro, e do vice-presidente da GM América do Sul, Fabio Rua.
O Brasil é estratégico para o plano global de expansão de negócios da GM explicou Amin. O executivo destacou o longo e bem sucedido relacionamento com o mercado brasileiro e prometeu investir em produtos e serviços.
- Não serão apenas modelos globais, teremos também carros locais exclusivos para o Brasil. Vamos avançar em nossa estratégia de sustentabilidade", disse o executivo.
Além de polo exportador de veículos para a América do Sul, a GM “conta com um amplo centro de desenvolvimento de engenharia e é um mercado com alto potencial de crescimento com vocação também para veículos de novas tecnologias, em sintonia com a matriz energética predominantemente limpa do país -, destacou.
A primeira fase do novo ciclo de investimento da GM representa também o início das comemorações do centenário da empresa no país, que acontece em 2025. As mudanças são necessárias em virtude das atuais demandas da sociedade e dos consumidores enfatizou Chamorro.
-Estamos trabalhando junto aos nossos colaboradores, concessionários, fornecedores e outros parceiros do negócio para liderar este movimento”, disse.
Chamorro confirmou seis lançamentos da Chevrolet no país durante este ano. Além dos já anunciados Blazer e Equinox EV, na versão elétrica, e da nova Spin, a marca norte-americana terá outros três que ainda não foram revelados mas que fazem parte do ciclo anunciado.
O vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e ESG da GM América do Sul, Fabio Rua, a companhia analisará o novo programa automotivo, o Mobilidade Verde e Inovação para avaliar os benefícios para os modelos híbridos flex e a etanol e outras tecnologias. Rua garantiu que a marca irá ao encontro do desejo do consumidor.
A GM tem quatro fábricas no país. Veículos em Gravatai (RS), inaugurada em 2000, as mais antigas em São Caetano do Sul e São José dos Campos (SP) e motores, de 2013, em Joinville (SC).