O bom Versa ficou ainda melhor. Atualizado, na linha 2024, o sedã compacto Nissan avança no conforto, na conectividade e na tecnologia. Bem equipado, com aperfeiçoamentos visuais e no interior, o comportamento evoluiu com melhor desempenho e segurança. Rodamos 500 quilômetros pelas ruas e estradas gaúchas com a configuração topo de linha Nissan Versa Exclusive 1.6 CVT 2024, que tem preço de R$ 129.590.
O estilo do novo Versa remete ao irmão, o sedã médio Sentra, e dá a impressão de ser maior em relação às suas dimensões. A releitura do design acompanha a identidade visual da marca com a grade e o para-choque redesenhados. Os logotipos também são novos na frente e na traseira.
No interior, o acabamento evoluiu e a conectividade aumentou. A nova multimídia tem tela maior, de oito polegadas, e visão 360 graus. O Versa traz ainda novos recursos eletrônicos de apoio à condução e que reforçam a segurança.
O conjunto óptico com faróis e luzes diurnas em LED é separado pela grade na cor preta com o novo logotipo da marca. Sob os faróis, detalhes cromados interligam o para-choque, também novo, com auxiliares de neblina nas extremidades.
As novas rodas de liga leve de aro 17 polegadas pretas diamantadas com pneus 205/50/R17 marcam as laterais. As lanternas traseiras em LED, os novos para-choque, aerofólio e logo Nissan completam o conjunto.
O sedã fabricado em Aguascalientes, no México, tem 4,495 metros de comprimento, 1,740 metro de largura e 1,475 metro de altura. A distância entre eixos é de 2,620m. O porta-malas leva 482 litros.
O interior racional, típico japonês, mescla acabamento com materiais macios ao toque, plástico e cromados. Os bancos, painel e laterais das portas têm revestimento em couro sintético.
O multimídia, o mesmo do utilitário esportivo Kicks, tem tela de oito polegadas interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos por cabo. Das quatro portas USB, uma é para o banco traseiro. A recarga do celular é por indução e o ar-condicionado automático digital.
O conjunto propulsor permanece inalterado. O motor 1.6 16V Flex de 110 cv e força (torque) de 15,2 kgfm (gasolina) a 113 cv e 15,3 kgfm (etanol). O câmbio automático contínuo variável (CVT) simula seis velocidades e conta com o modo Sport e a função D-Step.
Com acesso por aproximação e partida por botão, o Versa conta com recursos de apoio à condução e segurança. Com seis airbags, traz controles eletrônico de velocidade e de partida em rampa, alerta de colisão frontal, de tráfego cruzado traseiro, assistente de frenagem de emergência, objetos no banco traseiro e atenção do motorista, monitoramento de ponto cego e visão 360 graus com detector de objetos em movimento, entre outros.
Conforto e segurança
Com visual atualizado, bem completo e bom acabamento interno, o novo Versa agrada pelo conforto, conectividade e segurança. A evolução da linha 2024 foi sensível em relação ao modelo anterior.
Tem direção elétrica, conjunto propulsor com motor aspirado e câmbio automático contínuo variável (CVT), que permanece inalterado. Tudo isso garante comportamento adequado ao sedã mexicano com ótimo consumo de combustível.
Se o visual remete ao irmão maior, o Sentra, o interior e o comportamento do Versa lembram o utilitário esportivo Kicks com o qual compartilha o conjunto propulsor, multimídia e diversos componentes. O próprio peso é praticamente o mesmo: 1.140 quilos em ordem de marcha no crossover e no sedã.
O bom espaço interno acomoda bem tanto os ocupantes da frente quanto os do banco traseiro. A distância entre eixos, semelhante a alguns modelos do segmento médio, valoriza o conforto, em especial para os passageiros de trás.
O câmbio contínuo variável que simula seis velocidades distribuiu bem os 110 cv e 15,2 kgfm do motor 1.6 aspirado com gasolina. Aproveitou a potência e força nas diversas faixas e garantiu aceleração e retomadas de velocidades adequadas.
Nas ruas e estradas, o comportamento do sedã compacto ficou próximo ao do irmão crossover. O Versa rodou com conforto, baixo nível de ruído e segurança. A direção elétrica, com regulagem de altura e profundidade, macia e precisa, facilitou a condução e, com o auxílio do sensor de estacionamento traseiro e da visão 360, permitiu ocupar vagas de dimensões reduzidas.
A suspensão repetiu o ótimo comportamento da versão anterior. Bem calibrada, ignorou as irregularidades do pavimento, comuns nas nossas ruas e estradas. Superou buracos, quebra-molas e lombadas praticamente sem comprometer o conforto. O nível de ruído interno foi reduzido. Os pneus 205/50 R17 ajudaram e a oscilação da carroceria foi mínima mesmo em velocidades mais elevadas.
O consumo de combustível do Versa está entre os melhores do seu segmento. Com gasolina, pelo dados do Inmetro, o sedã compacto percorre 11,5 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. No nosso teste, as médias ficaram entre 9,8 km/l a 13,6 km/l no trânsito urbano. Sempre com gasolina e velocidade constante, variaram de 11,9 km/l a 19,3 km/l, a 80 km/h, e de 12,7 km/l a 15,6 km/l, a 110 km/h.
Conclusão
O bom Versa evoluiu. Atualizado, na linha 2024 a versão topo de linha do sedã avançou no conforto, conectividade e tecnologia. Bem equipada, a configuração Exclusive compartilha o conjunto propulsor, componentes e detalhes do irmão crossover Kicks e remete ao irmão maior, o Sentra.
Fabricado em Aguascalientes, no México, o bom desempenho Versa foi provado nas ruas e estradas gaúchas. O comportamento ficou dentro das características do conjunto propulsor e destaque ao consumo de combustível. A dirigibilidade foi facilitada pela direção elétrica, pela suspensão e recursos eletrônicos de auxílio à condução.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar o uso e o custo-benefício em relação às configurações de entrada e intermediária do sedã compacto. Também as características, tecnologia e preço dos principais concorrentes do seu segmento, em especial, o Honda City Sedan.