O Guepardo, aventureiro nacional para todo o terreno, tem preços definidos. Desenvolvido por ex-engenheiros da Troller, no Ceará, terá configurações de duas e quatro portas. Produzido pela Adventures Off-Road e equipados com conjunto propulsor a gasolina, em pré-venda, com mais de 70 reservas, a versão G200, de dois lugares, custará R$ 235 mil, e a G400, de quatro lugares, R245 mil.
Montado na fábrica de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza, o Guepardo é um URV – veículo recreativo utilitário para rodar em qualquer terreno. O veículo, segundo a montadora, concorre nos segmentos de utilitário esportivo, buggy, quadriciclo redesenhado (UTV) e jipe, embora não emplacado, pois roda em locais fechados como fazendas e trilhas.
O Guepardo possui todas as características de um veículo off-road com a versatilidade de andar em terrenos totalmente irregulares e também em pisos pavimentados, garante a Adventures Off-Road.
Com quatro mil metros quadrados, a planta de montagem do Guepardo tem uma outra área de três mil metros quadrados reservada para ampliação. A linha de montagem será robotizada para dar mais agilidade no processo de produção.
O URV está na fase final de testes no Ceará e no interior de Minas Gerais para o lançamento. O desenvolvimento e produção do veículo é comandado por quatro ex-engenheiros da Troller - Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato.
Os engenheiros acreditam que o mercado desse segmento é bom e que o lançamento surpreenderá pela qualidade, segurança e desempenho em relação aos modelos existentes à venda e importados das marcas Pollaris (Estados Unidos) e Can-Am (Canadá).
Conjunto propulsor
O Moacir Braga, um dos responsáveis pelo projeto, aponta como principais diferenciais do Guepardo o baixo custo de manutenção, a confiabilidade do equipamento, a segurança, os equipamentos disponíveis e o nível de ruído interno.
- Utilizamos conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo – destaca Braga.
O diretor geral e idealizador da Adventures Off-Road, Clauder Ciarlini, ressalta que o “nosso é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados".
O conjunto propulsor do URV combina um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, explica Ciarlini. “Os UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, o que requer alto giro do motor e causa ruídos elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT."
O motor do Guepardo, um Volkswagen 1.6 turbo de 121 cv e força (torque) de 18,45 kgfm atua combinado como câmbio manual de cinco marchas e a tração integral 4x4.
O veículo pesa 1.250 quilos e o tanque de combustível tem capacidade de 40 litros.