O HR-V Touring combina o conforto, a segurança e a tecnologia com a potência e a força do motor turbo. O conjunto propulsor faz a diferença no comportamento do utilitário esportivo compacto Honda. O motor turbo flex de 177 cv, o câmbio automático CVT, os detalhes visuais e o interior sofisticado com o myHonda Connect personalizam a versão topo de linha. O Honda HR-V Touring tem preço sugerido a partir de R$ 195.800.
O espaço, a conectividade, a segurança e a economia de combustível avançaram na nova geração do HR-V, lançada em agosto de 2023. Das quatro versões do HR-V todas têm motores 1.5. Em duas o propulsor é aspirados - EX e EXL, e nas outras duas, turbo - Advance e Touring.
A topo de linha Touring valoriza o melhor desempenho do conjunto propulsor com aperfeiçoamentos na direção, suspensão e câmbio. Também traz detalhes visuais, interior mais sofisticado e a plataforma de conectividade myHonda Connect.
O conjunto propulsor combina o novo motor de quatro cilindros em alumínio, turbo e injeção direta de combustível de 177 cv e força (torque) de 24,5 kgfm (etanol ou gasolina) com cambio automático continuo variável (CVT) que simula sete velocidades. O sistema conta com os modos de condução Normal, Eco (economia) e Sport (desempenho).
O visual robusto do HR-V Touring é valorizado pela grade tipo colmeia com detalhes em preto brilhante, os faróis full LED com cobertura cromada, as luzes diurnas (DRL) em LED e os para-choques dianteiro e traseiro mais esportivos.
Na laterais marcadas por vincos, a cobertura em plástico preto brilhante liga os para-choques. As rodas exclusivas diamantadas são de 17 polegadas com pneus 215/60 R17. As lanternas traseiras escurecidas em LED são ligadas por uma barra horizontal também em LED e duplo escapamento completam o harmônico conjunto.
Com acesso por aproximação e partida por botão, o interior tem acabamento de dois tons em couro, materiais macios e detalhes cromados. O banco do condutor tem ajustes elétricos e o quadro de instrumentos tela de TFT de sete polegadas personalizável e velocímetro analógico.
A tela de oito polegadas do multimídia sensível ao toque e comando por voz é interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. A tela mostra também imagens das câmeras lateral e de ré multivisão.
O ar-condicionado digital automático é de duas zonas e a recarga do celular por indução. A Touring conta ainda com sensores de estacionamento e de chuva, freio de estacionamento eletrônico, seis airbags e Isofix para fixação da cadeirinha infantil, entre outros.
A plataforma de conectividade myHonda Connect é um aplicativo de serviços com informação, segurança e controle do veículo pelo celular. Como as demais versões, a Touring traz o pacote de equipamentos de segurança e assistência ao condutor Honda Sensign.
O transporte de objetos grandes é facilitado pelo Magic Seat, sistema que permite modular o interior com o rebatimento dos bancos de acordo com o espaço, sem comprometer o conforto. O acesso ao porta-malas tem opções elétrica, abertura por aproximação com o pé sob o para-choque e fechamento por afastamento.
Comportamento dinâmico
Nos últimos meses rodamos com as versões topo de linha da nova geração do HR-V, em Santa Catarina. Depois, por mais de 500 quilômetros com o Touring nas ruas e estradas gaúchas. Antes testamos as versões de entrada em São Paulo.
O Touring repetiu aqui o bom desempenho com chuva e tempo fechado no trânsito congestionado de Florianópolis e da BR/101 em direção à Praia do Rosa.
Nas ruas de Porto Alegre e nas estradas do litoral a Touring rodou tranquila, ignorou o tráfego pesado com conforto e segurança. A dirigibilidade foi facilitada pelos aperfeiçoamentos na suspensão, no conjunto propulsor e pelos recursos de auxílio à condução.
O HR-V Touring rodou mais ágil, rápido e solto sem comprometer o conforto, a estabilidade e a segurança. Os aperfeiçoamentos na direção elétrica, mais direta, e na suspensão mais firme, com molas e amortecedores recalibrados, em conjunto com o Honda Sensing melhoraram o comportamento dinâmico e facilitaram a condução precisa e segura.
O controle eletrônico de velocidade adaptativo e os sistemas de frenagem para mitigação de colisão, de assistência de permanência em faixa e de mitigação de evasão de pista aumentaram a segurança.
O uso de novos materiais absorventes reduziu o nível de ruído interno, mínimo dentro do limite de velocidade máxima de 110 quilômetros por hora, na BR-290 (Freeway).
Sobrou potência e força para a Touring. Rodamos a maior parte do tempo no modo Normal. Em determinados momentos usamos o Eco, que reduz o consumo de combustível. Na estrada, o Sport mostrou tudo que o conjunto propulsor poderia oferecer. A direção ficou ainda mais firme e aceleração mais rápida à resposta da pressão ao acelerador.
A boa suspensão absorveu bem as irregularidades do pavimento, comuns nas nossas ruas e estradas. Nos trechos sinuosos e velocidades mais elevadas, a rolagem da carroceria foi mínima.
Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, o novo HR-V Touring têm consumo urbano de 7,9 km/l (etanol) a 11,3 km/l (gasolina) e, rodoviário, de 8,8 km/l a 12,6 km/l nas mesmas condições. No nosso teste, sempre com gasolina, as médias ficaram de 8,9 km/l a 12,1 km/l no trânsito urbano. Nas estradas, em velocidade constante de 80 km/l, foram de 11,9 km/l a 17,1, e na de 110 km/l, de 11,9 km/l a 17,2 km/l.
Conclusão
A nova geração do HR-V evoluiu muito. Em especial na versão Touring equipada com motor turbo e câmbio automático. A versão topo de linha ampliou as opções do utilitário esportivo Honda, valorizou a conectividade e avançou no comportamento sem comprometer o consumo de combustível.
Bonito, bem equipado e mais tecnologia, os aperfeiçoamentos permitiram ao HR-V buscar o seu espaço. Nos últimos meses, o utilitário esportivo Honda esteve entre os mais vendidos do seu segmento. É um típico carro familiar para o uso diário e para pegar a estrada com conforto, espaço e bom desempenho.
Como sempre, na decisão de compra, é importante avaliar objetivos como o uso, o preço e o o custo benefício em relação às demais versões Honda e dos concorrentes.