O novo ZR-V combina o espaço e o conforto de um utilitário esportivo médio com a dirigibilidade de um sedã. Baseado na plataforma do Civic, o novo Honda destaca a robustez, a conectividade, a tecnologia e a segurança. Produzido no México e em versão única, o Honda ZR-V Touring 2024 tem preço sugerido de R$ 214.500.
Posicionado entre o HR-V e o CR-V, o ZR-V também é conhecido como o utilitário esportivo do Civic. O comportamento dinâmico e a dirigibilidade do novo Honda remetem ao sedã com a robustez e conforto dos utilitários. A Honda pretende vender mil unidades por mês do ZR-V e lista como principais concorrentes o Jeep Compass, o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos.
O porte do ZR-V é marcado pela linha de cintura baixa que acompanha o capô e as aberturas dos para-lamas. O conjunto ótico frontal com faróis e luzes diurnas (DRL) full LED, a grade tipo colméia com detalhes em preto brilhante e as entradas de ar no para-choque destacam a frente.
As rodas de liga leve de 17 polegadas cinza diamantadas com pneus 215/60 R17 valorizam as laterais. O aerofólio no teto, as generosas lanternas traseiras e a base do para-choque completam o conjunto.
Interior e conectividade
Com 4,568 metros de comprimento, 1,840 m de largura e 1,611 de altura, a distância entre eixos é de 2,655 m. O interior modular permite aumentar os 389 litros do porta-malas com os bancos em posição normal para 885 litros e 1.360 litros com os encostos dos bancos traseiros rebatidos.
O espaço, o conforto e a funcionalidade chamam a atenção no interior que, em certos detalhes, remete ao do Civic. O revestimento premium combina materiais macios.
Acesso por aproximação e partida por botão, o volante multifuncional regulável em altura e profundidade traz aletas para a troca sequencial de marchas.
O quadro de instrumentos tem tela digital de sete polegadas personalizável à esquerda e velocímetro analógico à direita. O sistema permite múltiplas funções selecionáveis como configurações do Honda Sensing e informações do veículo.
A tela de nove polegadas do multimidia é sensível ao toque e comando por voz com navegação intuitiva e simples. O sistema é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. A recarga do celular é por indução e por quatro portas USB-C (duas na dianteira e duas na traseira) e ainda uma USB-A na frente.
Os bancos, o do condutor com ajustes elétricos, são revestidos em couro preto ou cinza combinando com a cor da carroceria. O ar-condicionado digital é de duas zona
A alavanca de câmbio e o botão do freio de estacionamento ficam no console central flutuante e o teto solar tem acionamento elétrico.
A plataforma myHonda Connect permite a realização de diversas operações remotas pelo celular. Também fornece informações e notificações do veículo incluindo agendamento de serviços. O myHonda Connect conta com dois pacotes. Um gratuito e o Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades. O Plus será gratuito no primeiro ano.
Os sistemas de direção, com assistência elétrica, e de suspensão do ZR-V são os mesmos do Civic. A suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira multilink têm subframe de alumínio e componentes como amortecedores do sedã.
O conjunto propulsor do ZR-V combina o novo motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina de 161 cv e força (torque) de 19,1 kgfm com o câmbio automático tipo CVT que simula sete velocidades e tração dianteira. Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.
Avançada segurança
O ZR-V traz o Honda Sensing, pacote de tecnologias de apoio à condução e à segurança. São recursos como o controle eletrônico de velocidade adaptativo, sistemas de frenagem para mitigação de colisão, de permanência em faixa e para mitigação de evasão de pista e farol alto automático.
Com oito airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos), o utilitário esportivo médio Honda conta ainda com assistentes de controle de descida, de partida em aclive (HSA), de estabilidade e tração, luzes de emergência em frenagens severas, alerta de pressão dos pneus e de redução de ponto cego, monitor de atenção do motorista, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas e Isofix, entre outros.
Azul Aurora, cinza Titanium, vermelho Adrenalina, branco Topázio e preto Cristal perolizados e prata Platinum e cinza Barium metálicos são as cores disponíveis. O revestimento interno varia de acordo com a cor da carroceria. Azul Aurora, cinza Titanium e branco Topázio perolizados têm o interior cinza claro. Para as demais cores, o revestimento interno é preto.
O ZR-V tem três anos de garantia sem limite de quilometragem.
Ruas e estradas
Sedã ou utilitário esportivo? O comportamento do ZR-V nas ruas e estradas de São Paulo ficou mais para o Civic do que para o HR-V. A posição de dirigir, não tão alta como a do utilitário, garantiu conforto e segurança com ampla visibilidade externa.
Os ajustes elétricos do banco e de altura e profundidade do volante garantiram a melhor posição para dirigir no trânsito congestionado da cidade de São Paulo. Nas estradas nas proximidades da capital incluindo o Rodoanel, o ZR-V provou sua versatilidade.
Os 161 cv do motor 2.0 a gasolina foram bem distribuídos pelo câmbio automático tipo CVT nas rodas dianteiras. As acelerações e as retomadas de velocidade foram adequadas às características do propulsor, exigindo as vezes maior pressão no acelerador.
A direção elétrica macia garantiu manobras seguras e a suspensão bem calibrada absorveu as irregularidades do pavimento, das lombadas e quebra-molas nos trechos urbanos. O isolamento acústico reduziu o nível de ruído interno e só aumentou em velocidades mais elevadas com limite de 120 km/h.
O editor viajou a convite da Honda