A Renault terá oito novos veículos fora da Europa até 2027. O grupo francês investirá três bilhões de euros na reposição da marca e na produção de veículos de maior valor, dos quais cinco serão nos segmentos C e D. A apresentação do Kardian, o primeiro lançamento do novo momento previsto para março no Brasil, ocorreu nesta quarta-feira (25), no Rio de Janeiro, quando também foi mostrado o conceitual Niagara. O evento contou com a presença do comando do grupo francês liderado por Fabrice Cambolive.
A nova plataforma modular CMF adaptada a diferentes fontes de energia será compartilhada pela América Latina, Norte da África, Turquia e Índia A nova ofensiva permitirá ganhos de performance nas regiões que têm uma importância fundamental, como o Brasil, segundo maior mercado da marca fora da Europa.
O novo mix de produtos terá cinco modelos nos segmentos C e D. A posição da Renault no segmento B será reforçada com o lançamento do novo Kardian, no Brasil, na América Latina e no Marrocos. Os novos veículos híbridos e elétricos contribuirão para a redução de emissões de CO2 .
A nova plataforma modular CMF permitirá a produção de veículos de quatro e cinco metros de comprimento e distância entre eixos de 2,60 m a 3 m.
Os sistemas propulsores serão de combustão interna, flex, GLP, híbrido leve e híbrido completo com opções de trações dianteira ou 4x4.
O utilitário esportivo compacto Kardian, que será fabricado no Brasil, e a picape conceitual Niagara, mostram a flexibilidade da nova plataforma que permite diferentes tipos de carrocerias. Também a propulsão com o utilitário esportivo equipado com o motor a combustão e a picape com a nova tecnologia E Tech híbrida 4x4.
Futuros veículos
A Niagara Concept antecipa a visão da nova gama de veículos que serão montados sobre a plataforma modular. O modelo conceitual traz a a nova identidade visual e as avançadas tecnologias que serão incorporadas aos futuros modelos.
A grade frontal com efeito em 3D traz o nome da marca enquanto a assinatura luminosa remete a forma de sobrancelhas.
Para rodar en condições mais extremas, a Niagara conta com cárter, distância mais alta em relação ao solo e suspensão dianteira e traseira de longo curso.
O conjunto propulsor com tecnologia E-Tech Hybrid 4x4 traz o sistema híbrido de 40v na frente e motor elétrico adicional na traseira combinado com a tração 4x4.
O editor viajou a convite da Renault