O 500 voltou elétrico. A releitura atualizada do ícone italiano dos anos 1950 aposta no conforto, sofisticação e tecnologia. Bonito, maior e bem equipado, o 500e evoluiu no comportamento, conectividade e segurança. Típico carro urbano, 100% elétrico, rodamos 400 quilômetros com o Fiat 500e Icon, que tem preço de 214.990.
Maior, mais comprido e largo, o 500e ficou mais bonito em relação ao modelo térmico. Ganhou espaço interno para o condutor e acompanhante, novos equipamentos e recursos de segurança. O conjunto óptico em LED, as linhas arredondadas e as rodas maiores valorizaram o visual. O interior remete ao ícone dos anos 50, atualizado, acabamento premium e avançada conectividade.
Montado sobre a nova plataforma Mini EV, o 500e nasceu elétrico. O grupo ótico combina os faróis e auxiliares de milha redondos em full LED. As luzes diurnas (DRL) aparentam “sobrancelhas”. Os faróis têm efeito espelho infinito, e os sinalizadores de direção no para-choque são também em LED.
Os sinalizadores de direção se destacam nos para-lamas dianteiros. O novo spoiler e as lanternas em LED completam a traseira. O logotipo da Fiat foi trocado pelo do modelo no centro da nova grade. O que também ocorreu na traseira, com a borda em azul e que transforma o zero final na letra “e”.
O novo 500e cresceu 6,1 centímetros e agora tem 3,63 metros de comprimento, a largura aumentou 5,7 cm, para 1,683 m, e a altura, 2,9 cm, para 1,527 m. A distância entre eixos avançou 2,2 cm e passou para 1,69 m. As rodas de liga leve de 16 polegadas têm acabamento escuro e os pneus são 195/55 R16.
O interior atualizado com linhas horizontais remete ao pioneiro 500. O painel, o volante de dois raios e o quadro de instrumentos arredondado, com tela digital de sete polegadas, conectam com o modelo original de 1957. O sistema multimídia conta com tela de 10,25 polegadas sensível ao toque e comando por voz, e é interativo com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio.
O multimídia controla o ar-condicionado, assistente de estacionamento, navegação, Tom Tom Maps, AM/FM, Bluetooth e entradas USB e wi-fi com até oito conexões simultâneas. O Fiat Connect Me comanda pelo celular ou pela assistente virtual Alexa, da Amazon, o nível de carga da bateria, ar-condicionado e desempenho do condutor. Também a navegação, alertas de condução, localização, informações do veículo, manutenção e atualização remota.
Mobilidade sustentável
Acesso por aproximação e partida por botão, o e-500 repete o carisma do ícone italiano. O revestimento premium, a generosa tela do multímidia e os cromados valorizam o interior. Bom espaço e conforto para o condutor e acompanhante, atrás acomoda melhor uma criança.
Os bancos dianteiros em couro branco trazem o logo Fiat. Generoso porta-objetos, o seletor dos modos de condução, o comando do som e o botão do freio elétrico de estacionamento ocupam o espaço entre os bancos.
O 500e é um carro urbano que rodou bem na cidade e também estrada dentro das limitações do conjunto propulsor de 118 cv e força de 22,5 kgfm. Nas ruas, o pequeno Fiat foi ágil, principalmente, como em todo o carro elétrico, pela entrada da direta da força e tração.
Como todo o carro elétrico que testamos, a autonomia e carga da bateria tiveram atenção permanente. Para o melhor aproveitamento da carga da bateria, na cidade, conduzimos boa parte do tempo no modo Normal. Também usamos o Range que comanda a movimentação pelo acelerador e regenera a energia para a bateria. E ainda no Sherpa que ajusta os parâmetros de condução, como velocidade máxima, acelerador, ar-condicionado, entre outros.
A direção macia facilitou as manobras no fluxo urbano, principalmente nas manobras de estacionamento em vagas reduzidas.
Por suas dimensões, o 500e praticamente dispensou o auxílio dos sensores 360° e do assistente de estacionamento.
O compacto foi perfeito no pavimento. A suspensão macia, bem calibrada, ignorou as irregularidades, comuns nas nossas ruas e rodovias, como buracos, lombadas e quebra-molas.
A posição da bateria no assoalho garantiu a distribuição do peso e o centro de gravidade do pequeno Fiat. O que auxiliou a boa estabilidade na estrada. O sistema Co-Driver adaptou o acelerador, freio e direção às condições de tráfego urbano ou em rodovias. Conta com controle eletrônico de velocidade adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito e de faixa de rodagem.
Os recursos eletrônicos auxiliaram a condução, em especial o controle eletrônico de velocidade adaptativo, o assistente de frenagem autônoma, o alerta e manutenção de faixa e o monitoramento de ponto cego. Incluem também detectores de placas de limite de velocidade e de fadiga, monitoramento de ponto cego, sensores de estacionamento 360°, assistente de estacionamento, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.
Para recarga da bateria usamos o eletro ponto de um shopping que permitiu a recuperação de 30% da bateria em meia hora e, de 30% a 90% em pouco mais de uma hora. A recarga pode ser feita em tomadas de 110 e 220 volts. Nos poucos carregadores ultra rápido de 85 kW, em cinco minutos a recarga permitirá rodar 50 quilômetros e, em 35 minutos, terá 80% da carga. Com WallBox, a recarga leva até quatro horas e na rede de 7,4 kW, cerca de seis horas segundo a Fiat.
O 500 elétrico acelera de zero a 100 km/h em nove segundos e chega à velocidade máxima de 150 km/h.
Conclusão
Releitura do clássico hatch dos anos 1950, o 500e Icon busca a mobilidade sustentável, urbana, conectada e autônoma. O simpático carrinho agrada pelo conforto, sofisticação e tecnologia. Bonito, maior e bem equipado em relação ao modelo térmico, é um carro urbano com bom espaço para dois adultos e, eventualmente, uso na estrada em viagens curtas.
O conjunto propulsor garante bom desempenho na cidade e comportamento adequado na estrada dentro de suas limitações. Como em todo carro elétrico, a entrada direta da força e tração garantiram agilidade nas ruas. A autonomia de 320 quilômetros (ciclo europeu WLTP), e de 227 quilômetros (Inmetro), permitiu rodar tranquilo cidade e encarar a estrada, em curtas distâncias observando a viabilidade da recarga da bateria.
Como sempre, na decisão de compra, é importante considerar fatores como o uso do veículo, o preço, ainda elevado dos carros elétricos, e a relação custo-benefício em comparação ao seu segmento e concorrentes.