Picado pelo escorpião, o Fastback Abarth valoriza o visual esportivo, o alto desempenho, o conforto e a segurança. Com sofisticação, tecnologia e motor turbo 270, o utilitário esportivo Fiat chega à velocidade de 220 km/h. O conjunto propulsor, a direção, a suspensão, as rodas, os pneus e os controles eletrônicos tiveram ajustes esportivos. Em versão única, o Fiat Fastback Abarth tem preço sugerido de R$ 159.990.
A família Abarth cresceu. Depois do Pulse, chegou a vez do Fastback. O primeiro utilitário esportivo cupê Fiat avançou no desempenho que caracteriza a Abarth, fundada em 1949 pelo piloto Carlo Abarth. A marca, que chegou ao Brasil em 2002 e teve o 500 Abarth, em 2014, retornou no ano passado com o Pulse. Desenvolvido e produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG), o Fastback Abarth é bem completo.
— Estamos promovendo um verdadeiro encontro entre dois ícones: uma marca lendária e um modelo único — destaca o vice-presidente sênior da Fiat e da Abarth na América do Sul, Herlander Zola.
O executivo destaca o design arrojado aliado à performance esportiva, atributos muito valorizados pelos brasileiros.
— Com certeza, ele movimentará o mercado e vai atrair olhares por onde passar — afirma Zola.
Desenvolvido sobre a plataforma MLA, o Fastback Abarth recebeu ajustes específicos que valorizam a esportividade do modelo, como a calibração do motor e do câmbio com melhor torque em baixas velocidades e as trocas de marchas mais rápidas. A suspensão foi recalibrada. A direção ficou mais direta. As rodas mais largas e leves, de 18 polegadas, receberam pneus mais aderentes.
O conjunto propulsor do Fastback Abarth recebeu calibração exclusiva. Combina o motor de 180 cv (gasolina) a 185 cv (etanol) e força de 27.6 kgfm com o câmbio automático de seis velocidades.
O utilitário esportivo cupê acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e chega à velocidade máxima de 220km/h (etanol). A relação peso-potência é de 7,0 kg/cv.
O câmbio automático de seis velocidades tem troca sequencial de marchas por aletas no volante. Tem três modos de condução: Normal, Manual e Poison. Com isso, as respostas ficam mais ágeis e envenenadas no último.
As suspensões foram recalibradas para garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo (5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback). As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. O vão livre do solo é de 21,5 centímetros, 20 graus de ângulo de entrada e 23 graus de saída.
O visual do Fastback Abarth é destacado pelos detalhes em vermelho, cor característica da marca, como nas rodas e asa dianteira. Os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth estão na dianteira e laterais e a Fiat Flag na grade. O conjunto óptico conta com faróis, luzes diurnas (DRL) e lanternas full LED. O friso sobre os faróis e contorno do capô é revestido em fibra de carbono. O teto preto, o aerofólio e o sistema de exaustão com escape duplo completam o conjunto.
Interior e segurança
O interior escurecido traz detalhes em vermelho. Tem acesso por aproximação e partida por botão. O volante é revestido em couro perfurado e os bancos em couro ecológico têm costuras vermelhas. O revestimento do painel simula fibra de carbono.
O quadro digital de instrumentos de sete polegas é específico e traz informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. O ar-condicionado é automático digital e o freio de estacionamento eletrônico é automático com Auto Hold.
A multimídia com tela 10.1 polegadas sensível ao toque e comando por voz é interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos. A recarga do celular é por indução e conta ainda com entradas USB-A e USB-C. A plataforma de serviços conectados, Connect////Me oferece mais de 30 funcionalidades. Para completar, o badge Abarth no painel é um detalhe que reforça a identidade do carro.
Branco Banchisa, cinza Strato, preto Volcano e vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho são as cores disponíveis do Fastback Abarth. O teto será sempre preto.
O Fastback Abarth traz de série seis airbags - frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros e sistemas avançados de assistência à direção (ADAS). São os alertas de colisão frontal e de saída de faixa com correção ativa, frenagem autônoma de emergência e comutação automática do farol alto. Traz ainda sensores de chuva e luminosidade, controles de tração e estabilidade e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.
Perfeito na pista
O comportamento do Fastback Abarth na pista foi perfeito. No circuito travado do Autódromo Capuava, o utilitário esportivo cupê rodou como um autêntico esportivo. Ajustada a posição de dirigir, nas voltas com a condução modo Normal, o controle foi tranquilo com bom desempenho sobre o comando do acelerador e muita segurança.
Acionado o modo Poison, o utilitário esportivo foi mordido pelo escorpião. O comportamento avançou com aproveitamento integral da potência e força do motor distribuídas pelo câmbio de seis velocidades, o que provou as qualidades da dirigibilidade do Fastback.
A ótima direção elétrica ficou mais direta, firme e precisa acompanhando o avanço da velocidade. O velocímetro e o conta-giros cresceram no ritmo da aceleração.
Nas curvas mais acentuadas, a condução foi facilitada pela direção, distribuição da força nas rodas de 18 polegadas com pneus 215/45 R18 e o acerto da suspensão.
As respostas do conjunto propulsor foram mais rápidas sob a pressão no acelerador como também com as reduções automáticas de marchas nas frenagens em auxílio ao freio motor. Os controles de estabilidade e tração e os freios ABS com discos na dianteira amenizaram o efeito do veneno do escorpião. Ao final das várias voltas no circuito, incluindo testes de aceleração e frenagem, ficou a expectativa do comportamento do Fastback Abarth nas ruas e estradas.
Versões e preços
A Fiat posicionou o preço sugerido da gama Fastback e o da versão Limited Edition Powered by Abarth foi reduzido em R$ 8.000.
Fiat Fastback
- Turbo 200 AT: R$ 121.990
- Audace Turbo 200 Flex AT: R$ 138.990
- Impetus Turbo 200 Flex AT: R$ 150.9900
- Limited Edition Powered by Abarth Turbo 270 Flex AT: R$ 154.490
- Abarth: R$ 159.990
Fonte: Fiat
* O jornalista viajou a convite da Fiat